Available services

Sentença dada por João Sobrinho, juiz da Feira, numa demanda entre a abadessa do Mosteiro de Arouca, D. Maria Estevães, representada por Domingos Eanes e Pero da Lomba, por si e sua mulher Durança Peres, por causa do lugar de Laceiras e seu termo, que o referido Pero da Lomba reclamava para si

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/MSMAR/G3M02/12
Title type
Atribuído
Date range
1309-07-08 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Laceiras
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
Vistas as cartas do rei D. Dinis apresentadas por ambas as parte e o privilégio do rei D. Afonso III dado ao Mosteiro de Arouca, em que este é contado, e inquiridos os homens-bons de Laceiras, o juiz reconhece ao mosteiro a posse do referido lugar e termo. Escrivão: João Estevães, tabelião em Arouca.

Tem insertos:

- a) Mandado do rei D. Dinis ao juiz da Feira para que este ouça os homens de Cambra e os de Arouca em litígio, por causa do lugar de Laceiras e que, depois de bem delimitados os termos, mande pôr marcos entre eles, datada de 1306-06-16, Lisboa.

- b) Mandado do rei D. Dinis ao juiz da Feira para que chame à sua presença as partes em demanda sobre o lugar e termo das Laceiras e depois de as ouvir lhes dê as razões, a sentença e a apelação que da mesma fez Pêro de Lomba, uma das partes e as empraze para que vão perante o rei, caso não tenham passado trinta dias desde a data em que foi feita a apelação e a data da presente carta de mandado. 1307-07-22, Lisboa.

- c) Mandado do rei D. Dinis ao juiz da Feira para que este encarregue o tabelião do rei da dita vila de escrever a apelação que Pero da Louba faz da sentença dada contra ele pelo referido juiz. 1307-07-22, Lisboa.

- d) [...] ;

- e) Carta de mandado do rei D. Dinis ao tabelião da Feira para que diga ao juiz da mesma terra que cumpra a sua carta de mandado de 1306-06-13 e, no caso de o juiz não a acatar, que o empraze para vir responder perante a Corte e o rei pelos encontros do rei e perante os moradores de Cambra, pelos agravos feitos pelos homens de Arouca. 1308-06-21, Porto. Escrivão: Estêvão Guilherme.
Physical location
Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, gav. 3, mç. 2, n.º 12
Language of the material
Português
Creation date
18/08/2021 09:44:05
Last modification
03/10/2022 11:49:00