Available services

Testamento da rainha Santa Mafalda em que deixa ao Mosteiro de Arouca os seus bens em Bouças e o próprio mosteiro que lhe fora deixado por seu pai, o rei D. Sancho I

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/MSMAR/G3M03/02
Title type
Atribuído
Date range
1256 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; perg., papel
Biography or history
D. Mafalda Sanches de Portugal, filha do rei D. Sancho I e da rainha D. Dulce de Aragão, nasceu em 1195 ou 1196, e faleceu a 1 de maio de 1256. Foi infanta de Portugal e rainha de Castela por um breve período de tempo pelo seu casamento com Henrique I de Castela (1515-1516).

Por volta de 1220 recolheu-se no Mosteiro de Arouca, fazendo-o passar da Ordem de São Bento para a Ordem de Cister. É venerada sob o nome de Rainha Santa Mafalda, ou Beata Mafalda, cuja beatificação foi declarada pelo papa Pio VI em 1793.
Scope and content
A primeira vontade expressa no testamento é a de ser sepultada no Mosteiro de Arouca. Estabelece como seus testamenteiros, a sua irmã D. Urraca Sanches, a sua prima D. Aldara Peres, a abadessa de Arouca, o prior e o guardião da Ordem dos Pregadores da cidade do Porto. Nele lega a diversos mosteiros, ordens religiosas e pessoas individuais todos os seus bens. Entre os mosteiros, contam-se os de Arouca, Tuías, Santo Tirso, Paço de Sousa, Vila Boa do Bispo e Alcobaça.

Vestígios de 6 selos pendentes, cordão azul.

Está integrado num caderno com a cópia em papel, com a seguinte informação: " Cópia do Testamento da rainha santa Mafalda feito na Era de César 1294, Ano de Cristo 1256". O documento não apresenta mês ou dia de elaboração, apenas o ano. A cópia também não está datada.

Caderno com encadernação em carneira vermelha, com ferros a ouro, corte dourado, guardas em papel de fantasia e atacas de seda tricolor, vermelho, verde e branco, lombada de seis nervuras. O caderno encontra-se dentro de uma bolsa de seda lavrada cor de rosa.
Physical location
Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, gav. 3, mç. 3, n.º 2
Language of the material
Latim, português
Creation date
18/08/2021 09:44:41
Last modification
03/10/2022 13:24:59