Traslados das contas correntes do almoxarifado da provedoria do Maranhão

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/B-C/003
Title type
Atribuído
Date range
1772-07-29 Date is certain to 1791-12-15 Date is certain
Dimension and support
4 liv.; papel
Custodial history
Estes livros, bem como os demais documentos dos almoxarifes, foram produzidos na ou pela provedoria da real fazenda do Maranhão e depois reunidos na Contadoria-geral da Junta da Administração e Arrecadação da Real Fazenda da capitania do Maranhão, onde eram vistos e examinados em conta corrente, juntamente com os demais documentos da receita e despesa, para apuramento dos totais anuais e por tempo de serviço (triénios). Posteriormente terá sido enviada para a Contadoria Geral em Lisboa. Este era o procedimento normal para controlo dos responsáveis pela arrecadação da fazenda. Esta documentação deu entrada nas instalações do antigo Mosteiro de São Bento e aí permaneceu até 1990, altura em que foi transferida para as actuais instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo na Alameda da Universidade em Lisboa.
Scope and content
Os traslados são referentes aos livros da receita e despesa, contas ou resumo da receita e despesa, cuja responsabilidade era dos almoxarifes da fazenda real no Maranhão.

Os termos de encerramentos no final dos registos do livros eram feitos na cidade de São Luís do Maranhão na Casa dos Contos e na presença do provedor da fazenda real, ou outro por impedimento e do contador, confirmando a conferência dos movimentos das receitas e despesas do almoxarife bem como os montantes existente em cofre. Deste termo ressalva-se a informação da ordem dada pelo provedor ao escrivão, em conformidade com as reais ordens, para trasladar estas contas correntes para serem remetidas ao Real Erário com os próprios verbais da despesa. Assinam estes termos os intervenientes.

Os traslados são autenticados pelo próprio escrivão da Casa dos Contos da Real Fazenda do Maranhão.
Language of the material
Português
Creation date
18/10/2021 15:56:56
Last modification
03/11/2021 14:47:27