Fazenda Real das Capelas de D. Afonso IV e D. Beatriz

Description level
Subsection Subsection
Reference code
PT/TT/ER/A-BZ
Title type
Formal
Date range
1755-12-31 Date is certain to 1827-01-02 Date is certain
Dimension and support
108 liv.; 8 mç. (106 doc.; 633 f.); papel
Biography or history
Na cidade do Porto a 25 de Junho de 1342, é feita a carta de regimento e ordenação das capelas e hospital de D. Afonso IV e sua esposa D. Beatriz. Neste regimento é bem claro a importância do provedor e “mantedor” das mesmas, bem como a responsabilidade dos capelães, Cabido da Sé, mosteiros de São Francisco e São Domingos, para além da obrigatoriedade do hospital albergar 24 pobres, bons homens e boas mulheres, cujos mantimentos, vestuário e calçado seriam prontamente cedidos, mas com contrapartidas, nomeadamente a obrigação destes assistirem às missas estabelecidas. Para manutenção destas capelas e hospital foram atribuídos pelos seus fundadores e seus sucessores, bens e direitos de Alverca, Gradil e Alfândega da Fé, da vila de Viana do Alentejo, a quinta da Codeceira, entre outros.
Custodial history
Estes livros, bem como os demais documentos dos almoxarifes, provedores, recebedores e tesoureiros, foram produzidos no contexto das atribuições das suas competências. Depois de devidamente escriturados eram reunidos pelo provedor das capelas e hospital, e dando conta dos movimentos na Contadoria Geral, de resto, este era o procedimento normal para controlo dos responsáveis pela arrecadação da fazenda. Esta documentação deu entrada nas instalações do antigo Mosteiro de São Bento e aí permaneceu até 1990, altura em que foi transferida para as atuais instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo na Alameda da Universidade em Lisboa.

Estes livros, ainda no Mosteiro de São Bento, onde se encontrava o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, estavam juntos dos livros identificados como Conselho da Fazenda, também designados de núcleos extraídos do Conselho da Fazenda, tendo sido inicialmente identificados pela Drª Maria Teresa G. Barbosa Acabado, com ressalva à desordem em que os mesmo se encontravam bem como ao desconhecimento da sua ordem original. Em Novembro de 2022, estes livros foram alvo de tratamento técnico e arquivístico. Constando o mesmo tratamento da elaboração da sua história administrativa, custodial e arquivística, descrição e cotação dos livros desta Real Fazenda das Capelas e Hospital de D. Afonso IV e D. Beatriz, por Joaquim Abílio Ferreira Machado (ANTT).
Scope and content
Este conjunto documental é constituído por 108 livros e 8 maços, no qual é registada a receita e despesa destas capelas reais.
Creation date
21/11/2022 09:45:40
Last modification
20/01/2023 10:33:21