Receita da Fazenda Real das Capelas de D. Afonso IV e D. Beatriz

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/A-BZ/002
Title type
Atribuído
Date range
1756-02-02 Date is certain to 1825-12-31 Date is certain
Dimension and support
54 liv.; papel
Custodial history
No livro 1, f. 3, encontra-se uma declaração do escrivão Lino Gomes de Almeida na qual é dito que o tesoureiro comprou 4 livros (um para a receita, outro para a despesa, outro para o registo da chancelaria e outro para os termos das arrematações das rendas das capelas e todas as mais clarezas a ela pertencentes). E que tinham sido comprados em casa do principal D. Lázaro Leitão a um homem que aí os foi vender depois do dia "fatal do terramoto" no sítio da Junqueira, de que não pediu recibo, e que são todos os que servem atualmente, que é este, e o da receita, e o do registo, todos de corpo semelhante, e um mais pequeno.
Scope and content
Estes livros serviram para neles ser feito o registo do carregamento em receita ao tesoureiro da Fazenda Real das capelas e hospital. Encontrando-se dividido este livro por proveniências das receitas, são elas:

1 - Receitas dos foros nos prazos: da Codeceira; na vila de Santarém; no campo da Valada do Conde de Unhão; na vila de Alverca; na vila da Arruda; do casal do Rebolo; em Loures; do campo da Trava; em Alenquer; do Marquês do Louriçal, entre outros.

Rendas e direitos reais: da Vila de Viana; do reguengo do Gradil; da vila de Alverca; da Aldeia de D. Fernando; da Vila de Viana do Alentejo; das casas do Chafariz de Arroios; das casas de São Pedro Mártir.

2 - Receita de trigo: do prazo do conde de Unhão, das 3 lezírias em Santarém; do casal do Rebolo; da Valada do Conde de Unhão, entre outros.

3 - Receita de cevada: do prazo da Valada do Conde de Unhão; do casal do Rebolo; do Casal de Albergaria.

4 - Receita de azeite: prazo de Mansos em Santarém; do prazo de Valbom em Santarém; prazo do Gaião em Santarém; prazo das Manteigas em Santarém; da vila de Viana do Alentejo; da Vila de Alverca; da Aldeia de D. Fernando.

Em cada registo é escrito o carregamento ao tesoureiro de determinado montante (em destaque do lado direito do mesmo), seguindo-se a declaração de que recebera (no celeiro das capelas, nas talhas das capelas, à boca do cofre) de determinada quantia e proveniência que o paga e determinado período de tempo, assinando o tesoureiro e o escrivão das capelas.

Alguns destes livros têm na capa a menção de "Conferido". Nestes mesmos livros é feito posteriormente no final dos registos um assento na Contadoria Geral da conferência dos mesmos. E mais à frente é feito nesta mesma Contadoria os resumos das receitas da conta do tesoureiro das capelas no ano correspondente, mencionando o livro de receita do ano de 1789, onde se encontra em conta corrente.

A partir do ano de 1821, na residência dos merceeiros, na presença dos provedor e do tesoureiro, é feito no final dos registos um termo de balanço da receita e despesa que houve no cofre, confrontados com os respetivos documentos. Termo assinado pelo provedor, pelo tesoureiro e pelo escrivão.

A partir do ano de 1824, é feita a destinção entre os montantes despendidos em metal e em papel.
Language of the material
Português
Creation date
22/11/2022 15:28:26
Last modification
19/01/2023 16:30:19