Available services

"Decreto dos serviços com que requer o Conde de Assumar D. João de Almeida" o título de marquês, uma comenda de lote de conto de réis em duas vidas e as mesmas nos bens da Coroa e Ordens que possui, para que possa pagar as dívidas que tem contraído ao serviço do Rei

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/007/0100/07.18.10
Descriptive dates
[c.1711-11-19]
Dimension and support
1 doc. (4 f.); papel
Custodial history
No verso está registado: «Pertence à Casa de Alorna».

Documentação integrada no ponto 7.18 do inventário: Documentos vários: requerimentos, certidões entre outros.
Scope and content
Trata-se do Relatório do desempenho de D. João de Almeida, 2.º conde de Assumar durante 19 anos (de outubro de 1692 a 19 de Novembro de 1711):

No cargo de Vedor da Casa Real: entre outras funções públicas, por ordem do rei D. Pedro II foi encarregado da hospedagem de vários embaixadores, das disposições do agasalho da rainha de Inglaterra D. Catarina e do rei Católico Carlos III que durou perto de ano e meio (9 de março de 1704 a julho de 1705).

Deputado na Junta dos Três Estados (desde 4 abril de 1702 em que tomou posse até julho de 1705, quando embarcou para Barcelona).

Governador do forte de Paço de Arcos (19 de Agosto de 1701) perante a ameaça da invasão de Lisboa pela Armada dos Aliados.

Nomeado capitão de cavalos de uma das quatro companhias criadas para a guarda do corpo do rei D. Pedro II (em 9 de Maio de 1704).

Nomeado embaixador extraordinário para acompanhar o rei Carlos III a Barcelona aprestando-se em cinco dias. Notícia do que se passou na praça de Barcelona, o cerco feito pelos exércitos do duque de Anjou e do rei de França em 1706, a campanha de Castela onde se reuniu com o exército português governado pelo Marquês das Minas em Guadalajara, a recolha a Valença, a intervenção de lord Peterborouh. Por falecimento do rei D. Pedro II, mediante carta credencial prosseguiu o seu cargo de embaixador extraordinário junto de Carlos III; refere a batalha de Almansa, e todas as comissões feitas ao serviço deste Rei como embaixador e como soldado.

Requer ao Rei a reflexão devida sobre o exposto e, em satisfação dos serviços prestados, o título de Marquês, uma comenda de lote de um conto de réis em duas vidas e as mesmas nos bens da coroa e ordens que possui, para pagamento das dívidas que tinha contraído no mesmo serviço, à semelhança de outros que menciona, e que após o desempenho das missões diplomáticas que identifica, foram premiados com o mesmo título além de outras mercês: são eles o Marquês de Cascais (pai); Francisco de Melo de Torres - conde de juro e Marquês de Sande; o conde de Vilar Maior - Marquês de Alegrete; o conde da Vidigueira - Marquês de Niza; o conde de Miranda - Marquês de Arronches; o conde do Prado, D. Francisco de Sousa - Marquês das Minas.

Seguem-se as mercês que por certidão do registo foram recebidas por D. João de Almeida até 1692.

Termina com a informação de que apresentou folhas corridas e sendo vistos os papéis dos seus serviços pelo procurador fiscal, respondeu se podiam decretar.
Arrangement
No inventário a documentação de D. João de Almeida, 2.º conde de Assumar, encontra-se descrita no ponto 7. Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 100, doc. 7.18.10
Previous location
J-IX-19
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2023 apresenta manchas, rotura de suporte
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
10/03/2023 09:55:18
Last modification
16/05/2024 12:39:54