Available services

Escritura de contrato de dote da Condessa de Assumar

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/007/0100/007.15
Date range
1690-02-28 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc.; papel
Custodial history
Na capilha antiga foi registado: «Escrituras diferentes. Escritura de contrato de dote da Senhora Condessa título d' Assumar.

Em 13 de Maio de 1686».

«Contrato de dote da Senhora Condessa 2.ª de Assumar».

No verso da capilha antiga foi registado: «Contrato de dote para casamento da Senhora D. Isabel de Castro, irmã do senhor marquês de Fronteira 2.º, com seu primo o senhor João de Almeida, depois conde primeiro (sic.) de Assumar, em 13 de Maio de 1686».
Scope and content
Trata-se da certidão da escritura de casamento e arras de D. Isabel de Castro filha do marquês de Fronteira D. João Mascarenhas, e de D. Madalena de Castro já defuntos, dama da Princesa, com D. João de Almeida, vedor da Casa Real, realizada em Lisboa, junto ao Arco de Jesus, nos aposentos do conde de Coculim (13 de maio a 4 de junho de 1686).

A escritura realiza-se tendo ocorrido o matrimónio segundo o Concílio Tridentino com real e cumprido efeito.

O Dr. Manuel Lopes de Oliveira como procurador do marquês de Fronteira D. Fernando Mascarenhas, conde da Torre, irmão de D. Isabel de Castro, e da marquesa D. Joana Leonor de Meneses obrigou-se a entregar a legítima que a futura noiva herdou por falecimento da marquesa de Fronteira sua mãe.

Inclui:

- A outorga da escritura de dote por D. Isabel de Castro realizada nos paços reais, na portaria das damas, em 14 de maio de 1686.

- 1.ª procuração dada em Santarém, 3 de maio.

- 2.ª procuração, dada em Lisboa, 12 de maio sendo procurador de D. João de Almeida, o Dr. Paulo Carneiro de Araújo, desembargador dos agravos da Casa da Suplicação.

- Alvará autorizando que os bens da coroa e Morgado de D. João de Almeida ficassem obrigados ao pagamento e restituição do dote e arras.

- Certidão do contraste do ouro pelo contraste da Corte, António Rodrigues de Matos.

- Certidão do contraste da prata por Manuel da Costa, contraste e fiel da Cidade.

- Primeiro, segundo e terceiro Róis.

- Menciona as tornas da Quinta Grande de Benfica, a quantia que a Rainha deixou a D. Isabel de Castro em testamento e a jóia que a mesma esperava receber da Infanta, entre outros assuntos.

Os próprios ficaram acostados ao livro de Notas, «e se não trasladaram nele em razão de mos não apresentarem a tempo para os trasladar, por estar o dito livro acabado e nele não haver papel branco para se poderem lançar.»

Pedro de Andrade Maciel, tabelião público de notas.
Arrangement
No inventário a documentação de D. João de Almeida, 2.º conde de Assumar, encontra-se descrita no ponto 7. Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 100, doc. 7.15
Original numbering
N.º 7. Mç. 4
Previous location
J-IX-19
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2023 apresenta galeria.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, II - Inventário da Documentação da Família Almeida, L505, p. 5.
Creation date
14/03/2023 10:54:09
Last modification
21/06/2024 15:06:40