Available services

Carta do padre capelão Francisco Mendes, da Companhia de Jesus, sucedendo no ofício ao padre Henrique da Maia, dando conta das tarefas desempenhadas e de um conjunto de documentos - cartas e recibos - que enviou a D. João de Almeida

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/007-7.23/007.23.1
Date range
1682-01-12 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; papel
Custodial history
Documentação integrada no ponto 7.23 do inventário: Recibos.
Scope and content
Os documentos enviados encontravam-se na Procuratoria instalada no Colégio da Companhia de Jesus de Goa: [...] por tanto me resolvi remeter os restos que nesta Procuratoria achei pertencentes a vossa senhoria, com o que me dará por desobrigado da procuração que nos deixou. Inclui documentos datados de 1679, 1680, 1681.

A razão do envio reside no facto por ele mencionado: «intercedem preceitos graves de meus prelados e dos sumos pontífices que proíbem aos religiosos aceitar e exercer semelhantes procurações; e creio eu da piedade de vossa senhoria não levará a mal esta minha escusa fundada em querer observar meu instituto, preceitos pontifícios [....]».

Refere especificamente que em setembro de 1681 não veio nada de Moçambique que pertencesse ao

conde, a resposta que envia pela nau São Pedro da Ribeira a ser recebida pelo padre Adrião P.º, procurador da província de Goa em Lisboa, a carta do padre reitor do colégio de Moçambique que mando com esta (doc. 7.23.7), a folha de contas, o pagamento de dois mil xerafins pagos a Tomé Freire (doc. 7.23.5).

Remete «a patente, alvará e provisão que aqui estavam, porquanto na forma em que estão não servem a vossa senhoria na Índia e todos os mais papéis que me entregaram vão inclusos com esta».

Refere a «Folha de contas assinada por mim».

Menciona «dos mais recibos que mando constará ter-se satisfeito aos mais credores».

Embora destinado «A Domingos João segundo piloto da nau São Pedro da Ribeira vai entregue o caixote dos ossos do senhor D. Pedro de Almeida, o qual aqui chegou de Moçambique quebrado, por isso o mandei fazer de novo e forrar [...] metido em outro caixote breado [...]», pelas circunstâncias do momento foi depois entregue ao tanoeiro João Ribeiro e ao despenseiro Simão Ferreira a quem foram confiados outros caixões que tinham de entregar ao citado padre procurador em Lisboa.

Alude a D. Pedro de Almeida, pai de D. João de Almeida: [...] quanto sentimento nos causou a ausência de sua excelente presença, tantas saudades nos motivou a vista de seus ossos: e a não ser vossa senhoria que pedia esta prenda, não largaríamos por nenhum caso esta jóia, tanto de nossa estima que do coração a teremos sempre por lembrança [...]».
Arrangement
No inventário a documentação de D. João de Almeida, 2.º conde de Assumar, encontra-se descrita no ponto 7. Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 100, doc. 7.23.1
Previous location
J-IX-19
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2023, apresentam pequenas falhas nas margens e rotura de suporte.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, II - Inventário da Documentação da Família Almeida, L505, p. 5.
Creation date
16/03/2023 11:05:07
Last modification
24/06/2024 11:04:06