Available services

Cartas de D. João de Almeida, marquês de Alorna, dirigidas à mulher

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/016-16.26/0128/00001
Descriptive dates
[entre 1759 e 1777-03-30]
Dimension and support
1 doc. (18 doc.); papel
Custodial history
Documentos instalados em pasta coberta com papel fantasia, com rótulo, e fecho por atacas de cor encarnada. No rótulo lê-se: "Cartas de D. João de Almeida Marquês de Alorna a seus filhos."

Em 2023, no âmbito do tratamento arquivístico em curso, as cartas estavam carimbadas e numeradas como fólios. Encontravam-se em capilha identificada "À Mulher". As cartas só esporadicamente estão datadas. A foliação permanece mas os documentos foram cotados.
Scope and content
«Para a senhora Marquesa», «Minha filha dos meus olhos». Despede-se pedindo «encomenda-me a Deus e à Virgem Santíssima. Assina «João». (f. 1 a 25v).

Mencionam João Rebelo, as quintas, o estado de saúde da Marquesa, Manuel Inácio, o sequestro das comendas, a nova ida para a Baía, o aço do boticário de Beja, a frota da Baía «[...] a maior parte dos navios estão por despachar aqui da Torre e o comboio ainda não está aparelhado [...]» (doc. 3); João Rebelo e o conde de Oeiras, a meia folha de máximas que envia à Mulher, o futuro das meninas «há Paço ou conventos e para Pedro não é preciso ir a Malta [...]» o tio José que não veio para o reino por causa das «nossas prisões» virá logo quando isto acabar. O requerimento do título de marquês para o filho, a ida como governador e não como Vice Rei, a soltura dos filhos do Calhariz, «os semicúpios dos banhos das Caldas [...]», os pastéis de Marvila, Pedro Gonçalves Cordeiro, o infante D. Manuel, o casamento do filho do conde de Oeiras, Luís de Mendonça, Manuel de Távora, D. Feliciana e Simão correios de correspondência, a nau de João da Costa e o transporte do Vice Rei da Baía, António Alves deputado da Junta que aluga as casas de Aires de Saldanha, Passanha em Castela e o confisco dos seus bens, o acidente e os estragos que houve na Torre com as salvas no funeral do marquês de Tancos, por descuido de um artilheiro, fiel da pólvora, pegando fogo a mais de duas arrobas de pólvora (doc. 14), carta de tinta branca e carta de tinta preta. Borrão da Exposição (a continuar) feita pelo marquês de Alorna em nome da mulher, acerca da prática do administrador João Rebelo (doc. 17), o remédio feito com chá da China derretido em manteiga demorando ao lume porque custa a derreter, a saída do marquês de Alorna e de Manuel de Távora e as remunerações que lhes queriam dar (doc. 17 A).
Arrangement
No inventário, a documentação de D. João de Almeida [e Portugal], 2.º Marquês de Alorna, encontra-se descrita na Segunda Parte, ponto 16.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, N.º 128, doc. 1 a 17, 17 A
Previous location
M-IX-3
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2023 o doc. 11 apresenta a cabeça e o pé do fólio enrugadas e falhadas.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, II - Inventário da Documentação da Família Almeida, L505, p. 15.
Notes
Nota ao elemento de informação Datas Descritivas: o intervalo apresentado corresponde ao ano da prisão de D. João de Almeida e Portugal, 2.º marquês de Alorna, e aos dezoito anos e meio em que esteve preso.
Creation date
20/11/2023 11:36:09
Last modification
23/11/2023 14:12:24