Fotografias de Expedições Militares

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/CMZ-AF-GT/E/23
Title type
Formal
Date range
1897 Date is certain to 1904 Date is certain
Dimension and support
3 u.i (cp).
Scope and content
Documentação fotográfica retratando aspectos de algumas expedições e acções militares do século XIX, importantes para a consolidação da ocupação portuguesa da África Oriental.

A expedição militar mais longa e prejudicial ficou conhecida pela Campanha da Zambézia. Provocada pelas frequentes revoltas dos bongas - nome por que eram conhecidos os descendentes da família Cruz que, oriunda da Índia ou de Macau, viera há muitos anos fixar-se na região da Zambézia -, que, vivendo em casas fortificadas e mantendo as suas próprias forças de segurança, faziam guerra aos vizinhos e ao governo de Portugal, a referida campanha só terminou, em 1898, com a ocupação da aringa de Maganja da Costa, sendo ainda de realçar a ocupação da aringa de Massangano, em 1888, sob a direcção de Augusto de Castilho, que muito contribuiu para o enfraquecimento das forças dos bongas na Zambézia.

Outra das expedições que merece referência especial por estar igualmente retratada nesta série é a expedição do Barué. Nessa região, e por causas remotas, também os indígenas revoltaram-se várias vezes, tendo sido organizada, em 1902, uma expedição militar comandada por João de Azevedo Coutinho. Figura relevante nas campanhas da Colónia, aquele comandante conseguiu submeter os rebeldes e restabeleceu os postos de ocupação, assegurando, desta forma, o controlo e o respeito devido à soberania de Portugal.
Creation date
30/01/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:44:22
Record not reviewed.