Available services

Correspondência da Legação da Santa Sé (Nunciatura Apostólica) em Lisboa

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MNE-ASC/C/4-011/C504
Title type
Formal
Date range
1759 Date is certain to 1802 Date is certain
Descriptive dates
Lacuna entre 1760 – 1769
Dimension and support
1 cx. (253 doc.); papel
Biography or history
A nunciatura permaneceu vaga de 1760 até 1770.
Scope and content
- Ofícios do cardeal Acciaiuoli (1759 – 4 doc.) para D. Luís (“Luigi”) Manuel da Cunha sobre a correspondência entre o Reino de Portugal e a Santa Sé e uma questão de competências jurídicas da Mesa de Consciência e Ordens, sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens e uma súplica de um mercador de expedir mercê do Hábito de Cristo em anexo, sobre a notícia de própria promoção.

- Ofícios do arcebispo de Tiro (1770 – 6 doc.) para D. Luís (“Luigi) Manuel da Cunha sobre a própria chegada em Portugal, sobre os pedidos de conversa com o rei de Portugal, sobre o pedido de envio de algumas coisas para a própria corte e sobre o pedido de intercessão do rei de Portugal à monarquia inglesa porque não seja perseguido o clero católico residente na Irlanda.

- Ofícios do arcebispo de Tiro (1772 – 5 doc.) supostamente para D. Luís (“Luigi) Manuel da Cunha, sobre a chegada em Portugal de alguns bens e a possibilidade de retira-los da alfândega, sobre o envio de algumas cartas.

- Ofícios arcebispo de Tiro com o nome de cardeal Conti (1773 - 5 doc.) supostamente para D. Luís (“Luigi) Manuel da Cunha sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre a nomeação de cardeais (“função da barrete”), sobre o pedido de envio de algumas coisas para a própria corte.

- Ofícios do cardeal Conti e o seu sucessor arcebispo de Petra (1774 - 11 doc.) supostamente para D. Luís (“Luigi) Manuel da Cunha sobre a nomeação e a chegada do embaixador seguinte (Bernardino Muti, arcebispo de Petra), sobre o pedido de conversa também para a apresentação de uma pessoa, sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre uma questão de competências jurídicas. Há duas cartas do cardeal Conti (portanto as notas são 13).

- Ofícios do arcebispo de Petra (1777 – 2 doc.) para D. Aires de Sá e Melo sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens e o envio de algumas cartas.

- Ofícios de arcebispo de Petra (1778 – 11 doc.) para D. Aires de Sá e Melo sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre a nomeação de Nicola Pagliarini, súbdito do Estado pontifício, agente do Reino de Portugal em Roma (algumas cartas contêm relatório e cartas em anexo), sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre a nomeação cardinalícia de João Sousa Coutinho da Silva (existe também algumas cartas e minutas em anexo), sobre a rectificação de um acordo com a Santa Sé.

- Ofícios de arcebispo de Petra (1779 – 7 doc.) para D. Aires de Sá e Melo sobre o envio de algumas cartas, sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre a entrega dos passaportes e o pedido de conversa do monsenhor Serlupi, sobre a rectificação de um acordo com a Santa Sé (existe também a versão latina do acordo em anexo), sobre a reabilitação e a indemnização do núncio Filippo Acciaioli (vd. Supra) expulso da Portugal em 1760.

- Ofícios de arcebispo de Petra (1780 – 13 doc.) para D. Aires de Sá e Melo sobre o envio de algumas cartas, sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens (existe também uma nota de mercadoria em anexo), sobre uma súplica de promoção de um tenente italiano, sobre a entrega de passaportes.

- Ofícios de arcebispo de Petra e por sua morte o internúncio Gaudenzio Antonini (1781 – 11 doc.) supostamente para D. Aires de Sá e Melo sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre o envio de algumas cartas, sobre uma súplica de promoção de um tenente, sobre a nomeação de núncio interino ao abade Gaudenzio Antonini pelo falecimento do núncio e a administração da justiça pelo núncio interino (existem também algumas cartas em anexo), sobre o pedido de envio de algumas coisas do falecido núncio para a própria corte (existe também uma nota mercadoria em anexo).

- Ofícios do abade Gaudenzio Antonini (1782 – 10 doc.) para D. Aires de Sá e Melo sobre uma questão relativa á administração da justiça pelo núncio interino (existe também a nota de acompanhamento), sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre uma viagem do Papa, sobre o envio de algumas cartas do novo núncio, sobre o pedido de envio de algumas coisas do falecido núncio para a própria corte (existe também uma nota de mercadoria em anexo), sobre a uma questão de competências jurídicas nas concessões e sobre os poderes concedidos ao arcebispo de Tiro como núncio em Portugal (existem também em anexo: alguma cartas sobe este tema, a sentencia do Desembargo de Paço, dois Breves pontifícios).

- Ofícios do arcebispo de Tiro (1783 – 14 doc.) para D. Aires de Sá e Melo sobre pedidos de conversa (também para outras pessoas), sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre a entrega de passaportes.

- Ofícios do arcebispo de Tiro (1784 – 9 doc.) para D. Aires de Sá e Melo sobre a possibilidade de retirar da alfândega, sobre pedidos de conversa também com a família real, sobre uma questão relativa a detenção de alguns súbditos do estado Pontifício, sobre o envio de algumas cartas.

- Ofícios do arcebispo de Tiro promovido a cardeal com o nome de Ranuzzi (1785 – 18 doc.) para D. Aires de Sá e Melo sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens (existe também uma nota de mercadoria em anexo), sobre pedidos de conversa também com o rei, sobre a própria promoção para cardeal, sobre o envio de algumas cartas, sobre um processo de herança, sobre a intervenção dos soberanos de Portugal ao baptismo da criança de um próprio sobrinho, sobre uma permissão do novo auditor da Nunciatura para desembarcar (existe também a notícia da chegada dele em anexo), sobre o envio de algumas cartas.

- Ofícios do cardeal Ranuzzi e de seu sucessor arcebispo de Tyana (1786 – 16 doc.) para D. Aires de Sá e Melo e D. Martino de Melo e Castro sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens (existem também algumas cartas relativas a autorização em anexo), sobre os pedidos de conversa também com a família real, sobre permissões de desembarcar e de partir, sobre o envio de algumas cartas, sobre a entrega de passaportes. Existem também 3 envelopes que têm um selo de cera.

- Ofícios do arcebispo de Tyana (1787 – 6 doc.) para D. Martino de Melo e Castro sobre o envio de algumas cartas, sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre os pedidos de conversa.

- Ofícios do arcebispo de Tyana (1788 – 6 doc.) para D. Martino de Melo e Castro sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre os pedidos de conversa também com o rei de Portugal, sobre permissões de desembarcar. Há também uma carta de 1785 em que o núncio da notícia de sua nomeação para o representante da Santa Sé em Portugal.

- Ofícios do arcebispo de Tyana (1788 – 6 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre a entrega de passaportes, sobre o envio de livros para o rei de Portugal, sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre os pedidos de conversa com a família real.

- Ofícios do arcebispo de Tyana (1790 – 4 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre a intercessão do núncio em uma questão económica entre a Igreja dos Italianos em Viena e um sacerdote português falecido que morava em Viena (existe também um relatório em anexo).

- Ofícios do arcebispo de Tyana (1791 – 8 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre possibilidade de retirar da alfândega alguns bens (existe também uma nota de mercadoria), sobre a entrega de passaportes (existe também uma lista de pessoas), sobre a intercessão do núncio com o Papa e com o rei de Portugal.

- Ofícios do arcebispo de Tyana (1792 – 12 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre os pedidos de conversa com a família real, sobre a situação em França e a necessidade de os soberanos europeus unirem forças contra a propagação das ideias revolucionárias na Europa (existem também relatórios sobre a situação internacional e apelos do Papa), sobre a nomeação do núncio seguinte (existe também uma lista de possíveis sucessores), sobre a intercessão português no pedido de protecção inglês do estado Pontifício.

- Ofícios do arcebispo de Tyana (1793 – 4 doc.) para D. Martino de Melo e Castro e para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre a intercessão do núncio para o cônsul português na corte do Reino das Duas Sicílias, sobre permissões de desembarcar, sobre possibilidade de retirar da alfândega alguns bens.

- Ofícios do arcebispo de Tyana com o título de cardeal Bellisomi (1794 – 4 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre a notícia da própria promoção para cardeal, sobre os pedidos de conversa também com a família real.

- Ofícios de cardeal Bellisomi e de seu sucessor arcebispo de Damiata (1795 – 7 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre a entrega de passaportes (existe também uma peça de papel com o nome da pessoa em anexo), sobre o pedido de conversa também com a família real, sobre o envio de algumas cartas, sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens.

- Ofícios do arcebispo de Damiata (1796 – 5 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre a chegada do novo auditor da Nunciatura, sobre a invasão francês da Itália e a mediação para evitar a invasão do Estado Pontifício (existem também em anexo: um relatório impresso sobre as negociações, as condições do tratado de paz), sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens.

- Ofícios do arcebispo de Damiata (1797 – 10 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre o tratado entre a Santa Sé e a República Francês e a invasão francês (existem também dois relatórios em anexo), sobre o envio de algumas cartas, sobre ao nascimento de novos príncipes na família real portuguesa, sobre o pedido de conversa com a família real, sobre a recomendação e uma súplica de um soldado e de um cavalheiro francês, sobre a difusão de uma notícia falsa sobre um parente do papa.

- Ofícios do arcebispo de Damiata (1799 – 8 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) sobre uma súplica de um ajudante do número do regimento de milícia de comarca de Beja (existem também a súplica e algumas certidões em anexo), sobre o envio de algumas cartas, sobre o pedido do bispo de Funchal de expansão das próprias competências, sobre a salvação de alguns cardeais do Sacro Colégio durante a invasão francês do Reino de Nápoles, sobre o pedido de deixar chegar a Lisboa um sacerdote inglês que fugia da Roma invadida pelos franceses, sobre o pedido de conversa também com a família real.

- Ofícios do arcebispo de Damiata (1800 – 8 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) e para o marquês Ponte da Lima (Lourenço José Xavier Ponte da Lima?), sobre o pedido de intervenção dos soberanos de Portugal para a liberação do papa Pio VI capturado pelos franceses (as cartas de pedido em anexo chegaram atrasadas pelas perturbações napoleónicas), sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre o envio de algumas cartas (existe também um relatório sobre algumas negociações entre Santa Sé e Napoleão), sobre a eleição do papa Pio VII, sobre o pedido da possibilidade de controlar o ordem regular do Agostinhos Calçados por D. João VI de Bragança, príncipe regente, sobre a própria promoção para cardeal e a nomeação do núncio seguinte.

- Ofícios do cardeal Pacca (1801- 6 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho (“Luigi”) e para João de Almeida Melo e Castro (“Giovanni”) sobre a própria promoção para cardeal e “a cerimónia do barrete”, sobre a entrega de passaportes, sobre o envio de duas cópias da Encíclica (eles estão na forma de opúsculos impressos em anexo), sobre a não-chegada de cartas da própria corte, sobre o envio de algumas cartas.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi (1802 - 17 doc.) para D. João de Almeida Melo e Castro (“Giovanni”) sobre a própria chegada a Portugal, sobre a recomendação do neto do núncio anterior (existe também um relatório sobre as relações entre ele e os soberanos de Portugal), sobre o pedido de conversa também com a família real, sobre o envio de cartas, sobre restabelecimento da religião católica na França napoleónica e a nomeação de alguns cardeais (existem também uma carta do Secretário do Estado pontifício e uma apostila do núncio), sobre a situação da Ilha de Malta e da Ordem dos Cavaleiros de Malta (existem também duas cartas sobre este tema em anexo), sobre o casamento de um religioso, sobre a alocação de uma pensão ao bispo de Elvas (existe também um extrair da comunicação em anexo). Os documentos são 18 porque a recomendação do neto do núncio anterior não tem nada ver com o arcebispo de Nisibi.

Encontram-se ainda pequenos apontamentos com informação sobre datas e sumário da resposta.
Physical location
Ministério dos Negócios Estrangeiros, cx. 504
Original numbering
Cx. 1
Language of the material
Italiano, português, latim, francês.
Physical characteristics and technical requirements
Perda parcial do suporte e lacunas em forma de galerias com prejuízo do texto: Capilha com indicação n.º 28; 1800: Núncio - Arcebispo de Damiata: 21 f.
Creation date
09/08/2010 00:00:00
Last modification
11/11/2021 10:47:33