Available services

Correspondência da Legação da Santa Sé (Nunciatura Apostólica) em Lisboa

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MNE-ASC/C/4-011/C505
Title type
Formal
Date range
1803 Date is certain to 1816 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (305 doc.); papel
Scope and content
Entre os correspondentes encontram-se o núncio apostólico e um delegado da Santa Sé, quando aquele seguiu com a corte para o Brasil durante as invasões francesas.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi (1803 - 35 doc.) supostamente para D. João de Almeida Melo e Castro e para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho, visconde com grandeza de Balsemão sobre a nomeação de cardeais (existe também o discurso do Papa em anexo), sobre a atribuição de alguns cargos, sobre a publicação na Gazeta de Lisboa de uma notícia falsa sobre o Papa (existe também a pagina do jornal em anexo), sobre a nomeação do Grande Mestre da Ordem dos Cavaleiros de Malta, sobre o pedido de ampliação da pensão de um ex-jesuíta, sobre permissões de partir, sobre os pedidos de conversa também com a família real, sobre a chegada e a breve estadia do ablegato apostólico (cardeal Gian Tiberio Pacca), sobre o envio de algumas cartas, sobre a recomendação de um cirurgião (existe também a súplica em anexo), sobre um negócio relativo á igreja de Nossa Senhora de Loreto.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi (1804 - 22 doc.) para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho visconde com grandeza de Balsemão, para D. Diogo José António de Noronha Camões de Albuquerque Moniz e Sousa Conde de Vila Verde e para D. António de Araújo e Azevedo sobre os pedidos de conversa também com a família real, sobre a pensão do bispo de Elvas (existem também em anexo: um relatório sobre a situação do bispo e uma carta sobre este tema), sobre o pedido de suspensão da publicação de uma medida de D. João VI, príncipe regente (existe também a minuta da resposta em anexo), sobre o não-pagamento de uma taxa pelo embaixador de Portugal em Roma.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi (1805 - 20 doc.) para D. António de Araújo e Azevedo e para António Joaquim de Moraes sobre os pedidos de conversa também com a família real (existe também uma carta do Papa em anexo sobre suspensão da publicação de uma medida de D. João VI, príncipe regente), sobre ao nascimento de novos príncipes na família real portuguesa, sobre a pensão de Giovanni Gherardo de Rossi, poeta italiano e director da Real Academia de Belas Artes de Portugal em Roma, sobre uma viagem do príncipe regente (?).

- Ofícios do arcebispo de Nisibi (1806 - 6 doc.) para D. António de Araújo e Azevedo sobre a faculdade de retirar da alfândega alguns bens, sobre os pedidos de conversa, sobre a detenção e a libertação de um servidor do Núncio.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi (1807 - 9 doc.) para D. António de Araújo e Azevedo sobre o envio de algumas cartas, sobre a faculdade de retirar da alfândega alguns bens, sobre os pedidos de conversa, sobre a entrega de passaportes.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1808 - 10 doc.) para D. Rodrigo de Souza Coutinho conde de Linhares sobre a chegada da família real portuguesa para o Brasil e estada temporária do núncio em Londres (existe também em anexo uma carta do Núncio ao geral Jean-Andoche Junot), sobre a chegada dos efeitos pessoais do núncio de Londres, sobre a intercessão do Núncio cerca da promoção de um soldado, sobre o envio de algumas cartas, sobre a difusão de uma falsa notícia relativa ao Núncio (existe também um relatório sobre este tema).

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1809 - 56 doc.) D. Rodrigo de Souza Coutinho conde de Linhares sobre a chegada dos efeitos pessoais do núncio de Londres, sobre a publicação da correcção de uma medida do príncipe regente, sobre a transmissão de algumas cartas (às vezes em anexo), sobre a mudança de casa do Núncio, sobre notícias relativas a um certo italiano (talvez súbdito do Estado Pontifício), sobre a intercessão a favor de um súbdito do Estado Pontifício, sobre os pedidos de conversa também com a família real, sobre uma súplica de um empregado no próprio serviço e uma de um empregado do arcebispo de Bahia (existem também as súplicas em anexo), sobre a difusão de uma notícia falsa sobre ele (existem também algumas paginas de jornal em anexo), sobre notícias relativas ao Estado Pontifício e ao Reino das Duas Sicílias. Numa súplica existe um selo de papel.

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1809 – 1 doc.) para D. Cipriano Ribeiro Freire sobre a própria chegada a Portugal para fazer as vezes do Núncio.

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1809 – 2 doc.; 1810 – 3 doc.; 1811 – 1 doc.; 1812 – 9 doc.; 1813 – 4 ? doc.) para D. Cipriano Ribeiro Freire e para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende sobre a difusão de uma falsa notícia sobre ele (existem também em anexo algumas páginas de jornal e um pedido de conversa), sobre o envio de algumas cartas, sobre a entrega de passaportes (existem também em anexo: uma lista de pessoas e algumas cartas inerentes ao processo da entrega), sobre algumas ordenações irregulares na Galiza, sobre a neutralidade de Portugal na guerra entre Grã-Bretanha e os Estados Unidos de América, sobre a partida não autorizada de um religioso de Portugal, sobre o restituição de um livro. Uma carta de 1813 (?) foi escrita pelo neto do delegado apostólico.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1810 - 18 doc.) para D. Rodrigo de Sousa Coutinho, conde de Linhares, sobre o pedido de ajuda do D. João VI, príncipe regente, ao Papa (duas cartas iguais, existe também o pedido de ajuda dirigido para George Canning, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido), sobre a situação do Estado Pontifício e o contexto internacional, sobre as relações entre o Núncio e o embaixador de Portugal em Londres (existe também uma carta do conde de Linhares em anexo), sobre a publicação de um artigo sobre a situação dos católicos e da Igreja Católica na Irlanda (existem também uma página de jornal e uma anotação não assinada), sobre a adopção de medidas em matéria da saúde pública, sobre um tratado de aliança e comércio entre D. João VI, príncipe regente, e George III do Reino Unido.

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1810 – 8 doc.) para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende sobre permissão para enviar alguns bens para o Núncio no Brasil, sobre a autorização do exército português a comer carne nos "dias de abstinência" (existe também em anexo a despensa do Delegado), sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre a delegação de poderes extraordinários para o Delegado apostólico, por causa da permanência do Núncio no Brasil e a ausência do Papa de Roma (existe também uma anotação de transmissão de esta carta ao Desembargo de Paço), sobre a doação de verbas recebidas da concessão de dispensas matrimoniais aos hospitais militares reais (existe também uma tradução portuguesa), sobre a intercessão em favor de alguns italianos, sobre a transferência de alguns religiosos para a transformação temporária do convento no hospital. Na despensa do Delegado existe um selo de papel.

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1811 – 6 doc.) para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende sobre a autorização do Exército Português a comer carne nos "dias de abstinência" (existe também em anexo a prorrogação de dispensa do Delegado), sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, o pedido de libertação de um religioso (existe também a suplica dele em anexo), sobre a reconstrução das igrejas destruídas durante as invasões napoleónicas, sobre a intercessão do Núncio em favor da família do barão Franz de Stockler numa controvérsia (existe também a súplica da família e o acordo entre as partes). Selo branco

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1811 - 23 doc.) para D. Rodrigo de Sousa Coutinho, conde de Linhares, a sobre concessão de uma pensão de um soldado (existe também a súplica dele em anexo), sobre o envio de algumas cartas, sobre um negócio relativo a um antigo criado do Núncio (existe também em anexo uma breve correspondência entre o Núncio e o novo mestre do criado), sobre o nascimento de novos príncipes na família real portuguesa.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1812 - 17 doc.) para D. Rodrigo de Sousa Coutinho, conde de Linhares, para D. João de Almeida Melo e Castro, conde de Galveias, e para D. Fernando José de Portugal e Castro, conde e marquês de Aguiar, sobre o envio de algumas cartas (às vezes em anexo), sobre um processo entre o abade do mosteiro de São Bento e o Padre provincial da província beneditina do Brasil (existem também: um relatório do vice-auditor do tribunal da Nunciatura apostólica, uma carta de acompanhamento, uma anotação não assinada, dois breves do Núncio, um relatório não assinado, duas cartas relativas a observações de um Desembargador), sobre os pedidos de conversa também com a família real, sobre a situação de alguns Estados italianos, sobre os bens dos Ordens religiosos (existe também a carta de acompanhamento), sobre a concessão de poderes ao Vicário Capitular de Pernambuco. Os documentos são 19 (um deles é de 1811).

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1812 – 1 doc.) para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende sobre a possibilidade de retirar da alfândega alguns bens.

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1813 – 4 doc.) para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende sobre a autorização do Exército Português para comer carne nos "dias de abstinência" (existe também em anexo a prorrogação de despensa do Delegado), sobre a entrega de passaportes, sobre o envio de algumas cartas, sobre a intercessão do Núncio em favor da família de um geral (existe também a súplica em anexo). Na prorrogação existe um selo de papel.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1813 - 14 doc.) para D. João de Almeida Melo e Castro, conde de Galveias, sobre a administração da Sé vaga de Angra (existe também uma carta relativa a este tema enviada para D. Fernando José de Portugal e Castro, conde e marquês de Aguiar), sobre o falecimento da infanta D. Maria Ana, sobre a situação do Papa e do Estado Pontifício e da Rússia (são duas cartas em anexo a uma carta de acompanhamento, uma para o D. conde de Galveias e a outra é a copia de uma carta enviada para o conde de Fedor Pahlen, ministro plenipotenciário do Czar da Rússia no Brasil), sobre o pedido de notícias sobre a saúde da família real portuguesa (existe também a minuta da resposta), sobre a comunicação de notícias relativas a um sacerdote português nos Estados Unidos, sobre a próxima chegada em Portugal de Pietro Gravina, arcebispo de Nicea, expulso da Espanha (onde era núncio apostólico), sobre as relações entre o Reino de Espanha e o Reino de Portugal (existe também uma carta dele para Santa Cruz ?). Os documentos são 13.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1814 - 5 doc.) para D. Fernando José de Portugal e Castro, conde e marquês de Aguiar sobre a entrega de passaportes, sobre a chegada do secretário do núncio a Lisboa e a situação do Estado Pontifício e o regresso do Papa a Roma (existe também uma carta do secretário em anexo).

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1814 – 12 doc.) para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende sobre a intercessão do Delegado em favor de algumas pessoas, sobre o envio de algumas cartas, sobre o pedido de faculdade de trabalhar nos dias feriados, sobre o regresso a Roma do Papa, sobre as permissões para desembarcar, sobre possibilidade de retirar da alfândega alguns bens, sobre os pedidos de conversa, sobre a entrega de passaportes.

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1815 – 4 doc.) para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende sobre a verificação da veracidade de uma notícia sobre um sacerdote, sobre a ocupação do centro-norte da Itália pelos tropas napoleónicas, sobre possibilidade de retirar da alfândega alguns bens.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1815 - 3 doc.) para D. Fernando José de Portugal e Castro, conde e marquês de Aguiar sobre um favor pedido ao conde, sobre a lei de elevação da colónia brasileira no reino.

- Ofícios do arcebispo de Nisibi, núncio apostólico (1816 - 10 doc.) para D. Fernando José de Portugal e Castro, conde e marquês de Aguiar sobre o falecimento de D. Maria I de Portugal, sobre o envio de algumas cartas, sobre a própria promoção a cardeal, sobre a intercessão do Núncio em favor de um soldado.

- Ofícios de Vicente Macchi, delegado apostólico em Lisboa (1816 – 2 doc.) para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende sobre o falecimento de D. Maria I de Portugal, sobre a adopção de medidas em matéria da saúde pública (existe também uma outra carta em português).

Encontram-se ainda pequenos apontamentos com informação sobre datas e sumário da resposta.
Physical location
Ministério dos Negócios Estrangeiros, cx. 505
Original numbering
Cx. 2
Language of the material
Italiano, português, francês, latim.
Creation date
09/08/2010 00:00:00
Last modification
11/11/2021 10:47:33