Correspondência relativa a subsídios, donativos e empréstimos

Description level
SSR SSR
Reference code
PT/TT/UN-B-01-03
Title type
Formal
Date range
1948 Date is certain to 1974 Date is certain
Dimension and support
20 mç.
Extents
20 Maços
Scope and content
Ofícios-circulares enviados para as comissões distritais (1948) e correspondência trocada com o Secretário Geral da Comissão Central, em nome da Comissão Administrativa, sobre os subsídios mensais concedidos, por intermédio do Banco Nacional Ultramarino, às comissões distritais e concelhias, e a outras entidades, para apoiar órgãos da imprensa local.

A atribuição de donativos a particulares era efectuada por motivo de desemprego, doença ou incapacidade para o trabalho.

A correspondência com a Companhia Nacional Editora incide sobre empréstimos contraídos pela UN, destinados à liquidação de compromissos urgentes com a campanha eleitoral. A Companhia Nacional Editora realizava as operações bancárias relacionadas com os referidos empréstimos, o que era justificado por não ser "aconselhável ser feito por esta entidade, em virtude das suas características". A correspondência com a Companhia Nacional Editora incide também no pagamento de assinaturas do "Diário da Manhã", nas despesas com o lançamento do Jornal "Época" (1971) e no pagamentos de livros da Editorial Caravela.
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
16/03/2023 12:11:53