Comissão Administrativa

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/UN-B
Title type
Formal
Date range
1932 Date is certain to 1974 Date is certain
Dimension and support
81 liv., 1288 mç., 12 pt., 1. doss.
Extents
1288 Maços
Biography or history
Pela Portaria nº 7:909, de 30 de Outubro de 1934, a Comissão Administrativa funcionava em colaboração directa com a Comissão Central. A Comissão Administrativa era constituída por um presidente, de livre nomeação do presidente da Comissão Central, que devia ser um membro da Comissão Executiva, e por dois vogais designados pela Comissão Central.

A Comissão Administrativa tinha as seguintes competências: promover a cobrança de quotas e a arrecadação de quaisquer outras receitas; gerir a aplicação de fundos consignados aos serviços centrais, às comissões distritais e à Comissão Concelhia de Lisboa.

Em 1934, compunham a Comissão Administrativa, Francisco José Nobre Guedes, Presidente, António Nunes da Silva Frade e António Rodrigues dos Santos Pedroso, Vogais.

Pela revisão dos Estatutos efectuada em 1951, passou a competir à Comissão Administrativa, além das atribuições anteriormente consignadas, a elaboração do orçamento e das contas da gerência e a apresentação, à Comissão Executiva, da proposta de participação das diferentes comissões regionais na quotização da sua área.

A Comissão Administrativa mantinha contacto directo com as comissões concelhias que tinham a competência de administrar os fundos fora de Lisboa. Nas sedes de distrito eram constituídas delegações da Comissão Administrativa, compostas pelo presidente ou vice-presidente e dos vogais da comissão distrital, que asseguravam a execução das determinações daquela comissão, junto das respectivas comissões regionais.

A partir de 1970, na vigência da A.N.P., os designados Serviços Gerais e Administrativos tiveram a seu cargo a Secretaria, os Abastecimentos, o Pessoal, a Identificação, os Elementos Fixos, a Dactilografia, a Tesouraria e o Pessoal Menor. Os referidos serviços tratavam também do expediente relativo à filiação, designadamente, das inscrições, da manutenção do ficheiro de filiados e da emissão dos respectivos cartões de filiado.

Os Serviços de Contabilidade tinham a cargo a Contabilidade Geral, a Quotização, o Património e a elaboração de tudo o que dissesse respeito ao processamento dos vencimentos.

Em articulação com o departamento de Contabilidade, funcionavam o sector dos Abastecimentos e a Tesouraria.

Pela Ordem de Serviço nº 2/71, de 24 de Março de 1971, os Serviços Gerais e Administrativos centralizaram a expedição de todo o correio, tendo sido criado um copiador geral, onde as cópias das cartas expedidas eram registas cronologicamente. Em 1972, competia àqueles serviços o arquivamento e a distribuição da correspondência, a recepção dos boletins de inscrição, designadamente os que dissessem respeito às filiações nas comissões distritais, para onde eram devolvidos os que estivessem incorrectamente preenchidos. Os boletins recebidos eram enviados para a Identificação, a fim de conferir nos ficheiros os dados fornecidos, seguindo depois o circuito da verificação, carimbagem, numeração, registo e envio para os Elementos Fixos. Os Serviços Gerais e Administrativos tiveram ainda a seu cargo a elaboração de um registo de entrada de boletins, para efeitos de estatística mensal e anual.

Em 1972, começou a ser organizado um "ficheiro de individualidades", interrompido por falta de pessoal.
Creation date
31/01/2008 00:00:00
Last modification
16/03/2023 12:11:53