Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Sentença sobre as partilhas dos bens que ficaram por morte de Fernão Domingues e Catarina Esteves sua mulher, entre João Reganha, Martim Lourenço e, por seus filhos, Lourenço Vicente, de Montesoiros (Montesouros)

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/104
Title type
Formal
Date range
1427-04-28 Date is certain to 1427-04-28 Date is certain
Dimension and support
1 f.; perg.
Extents
1 Folhas
Custodial history
Número atribuído ao documento: 356. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 11. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 11 corresponde aos "foros em Mafra e seu termo e Cheleiros".
Scope and content
Tem um instrumento de avença, partilha, transação e amigavel composição em que são partes João Reganha, morador no Arneiro, termo de Sintra, e João Martins, morador no Ursal, termo de Cheleiros, datado de 15 de Outubro de 1427. Refere que a 28 de Outubro de 1427 apareceu Lourenço Vicente de Monte Soiros, em nome de seus filhos, que dizia que eram netos do dito Fernão Domingues que foi seu sogro, começaram a partir os bens que foram do dito Fernão Domingues e de Catarina Esteves, sua mulher. Refere ainda que João Martins devia pagar anualmente um foro a Afonso Anes das Leis; que João Martins e Lourenço Vicente, em nome dos seus filhos, ficassem com as herdades da Vágem, a do Papoulal e a outra dos Ingoais de Além Rio e de aquém do rio. Sentença autenticada pelo tabelião Afonso Anes.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 1, n.º 4
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contem todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja", que se encontra digitalizado (PT-TT-VNC/A/2), f. 16v, n.º 104; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, Catálogo do cartório da casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira cx. 7, n.º 1 (PT-TT-VNC/A/701), f. 20, "Lisboa, Cheleiros, Ursal, n.º 7 e n.º 106"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12, inventário das instituições "delas", do Morgado de Santa Ana e Morgado de Soalhães (PT-TT-VNC/A/212), f. 18, 18v, mç. 9, n.º 774: "um pergaminho que contem uma sentença de partilhas entre João Martins, morador no Ursal, termo de Chilreiros e João Reganha, dos bens que ficaram de João Domingues e ficou obrigado João Martins a pagar cada ano um moio e sesteiro de pão e duas galinhas a Afonso Eanes das Leis. Não explica de quem. Ano de 1452".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": documento datado da era de César de 1452; sentença dada em Sintra, no Adro de São Martinho.
Creation date
20/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.