Available services

Traslado de um instrumento de renovação de prazo e obrigação de várias propriedades e casas no Arco de João Correia, feito por D. Tomás da Silva Teles a Diogo José

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/10050
Title type
Formal
Date range
1733-02-23 Date is certain to 1733-02-23 Date is certain
Dimension and support
8 f.; papel e perg.
Extents
8 Folhas
Custodial history
Capilha com resumo dos documentos e do documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 1, n.º 60; número atribuído ao documento: 125. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 5. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 5 corresponde a "casas em Lisboa". Este n.º 125 tem a informação "Casa no Chão do Alcamim estão queimadas deve saber-se qual é o chão onde estavam e escrever ao irmão que é o Padre Timóteo"; no documento refere-se o número 33 para o qual ainda não foi possível encontrar correspondência.
Scope and content
Refere casas no Arco de João Correia. Deste traslado fazem parte o instrumento de renovação de prazo, uma petição de Diogo José Esteperate, um despacho para que seja feita a renovação e uma procuração. As casas estavam emprazadas a Manuel Alves da Costa, bispo de ilha Terceira, tio do requerente, prazo de que este era terceira vida e, portanto, pede que lhe seja renovado passando a ser primeira vida. Autenticado pelo tabelião João Vieira Henriques; 23/09/1500-12/07/1503. Refere casas no Arco de João Correia. Tem inserta uma certidão de partilhas entre D. Guiomar e seus irmãos, filhos de Mem de Brito, feita em Lisboa a 23 de Setembro de 1500. Instrumento de posse de umas casas do morgado de Mestre Pedro por Luís Gonçalves, procurador de Luís de Brito, 15/07/1503. Refere casas no Arco de João Correia. As casas estavam em poder da mulher de João Brás, ama de Tristão da Cunha. Tem inserta a procuração pela qual Luís de Brito dá poder a Luís Gonçalves para tomar posse das ditas casas, datada de 15 de Julho de 1503. Autenticado pelo tabelião Brás Afonso. Escritura feita em Lisboa, cerca do chão de Alcamim.escritura feita em Lisboa, a São Lourenço, nas casas de morada de Luís de Brito.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 1, n.º 50
Previous location
Cx 1, n.º 37
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 1, n.º 60; Relação complementar: documento mencionado no elemento de informação "História custodial e arquivística": (PT-TT-VNC/A/1), mç. 5, n.º 2; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contém todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja", que se encontra digitalizado (PT-TT-VNC/A/2), f. 4v, n.º 27; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, Catálogo do cartório da casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 7, n.º 1 (PT-TT-VNC/A/701), f. 27, "Lisboa, chão de Alcamim, n.º 29"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12, inventário das instituições "delas", do Morgado de Santa Ana e Morgado de Soalhães (PT-TT-VNC/A/212), f. 30v, n.º 813 "Escambo de umas casas situadas junto à igreja de São Nicolau na rua das Crstas e outras na rua que vai do chão de Alcamim para Santa Justa,o qual fez Luís de Brito com Áçvaro Nogueira. Diz uma cota nas costas do pergaminho que se chama Arco de João Correia e que as tinha Luís Martins ano de 1503. À margem casas no chão de Alcamim, dentro está uma petição de licença de Manuel Álvares da Costa"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Livro que contém o rendimento das fazendas das minhas casas e morgados a elas anexos", cx. 20, n.º 1, (PT-TT-VNC/B/2001), f. 127: rendimentos das casas no Arco de João Correia.
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
15/05/2024 11:06:46