Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Testamento de Maria Afonso, mulher de Mestre Gonçalo das Leis

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/410
Title type
Formal
Date range
1362-10-27 Date is certain to 1362-10-27 Date is certain
Dimension and support
1 f.; perg.
Extents
1 Folhas
Custodial history
Número atribuído ao documento: 12. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 1. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 1 corresponde a "instituições do Morgado de Santa Ana e bens que se lhe adiram, testamentos, partilhas e posse dos administradores dele"; no documento refere-se o número 336 para o qual ainda não foi possível encontrar correspondência.
Scope and content
Deixa a quinta de Azeitão, o lugar da Charneca, de Agualva e Ameixoeira, os casais de Alperiate com a quinta da ribeira de Dona Garcia, a vinha de Benfica ao padre e raçoeiro de Santa Cruz com o encargo de 12 aniversários por ano, o casal de Faião, a courela da vinha chamada das oliveiras. Os administradores seriam os filhos de sua irmã Constança Afonso, mulher de mestre Joaão das Leis. Os seus testamenteiros seriam sua irmã Constança Afonso, sua prima Maria Anes e Guiomar Lourenço, mulher de João Vicente.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 4, n.º 10
Previous location
Cx. 4, n.º 7
Related material
Relação complementar: documento mencionado no elemento de informação "História custodial e arquivística": (PT-TT-VNC/A/1), mç. 1, n.º 45; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contem todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja" (PT-TT-VNC/A/2), f. 7 v, n.º 48; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, Catálogo do cartório da casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 7, n.º 1 (PT-TT-VNC/A/701), f. 18-18v, n.º 50, 87, 109, 177; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 9 (PT-TT-VNC/A/209), "Relação de todos os papéis, instituições, mercês e títulos de fazendas e outras mais notícias que se acham no arquivo do excelentíssimo senhor D. Tomás de Lima, Visconde de Vila Nova de Cerveira", f. 15v, mç. 2, n.º 19.
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": documento datado da era de César de 1400.
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.