Available services

Traslado do testamento de Gonçalo Miguéis (Mingues), bacharel em direito canónico ouvidor do rei D. Fernando e prior na igreja de São Lourenço de Alhos Vedros.

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/413
Title type
Formal
Date range
1674-03-30 Date is certain to 1674-03-30 Date is certain
Dimension and support
6 f.; papel
Extents
6 Folhas
Custodial history
Número atribuído ao documento: 44. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 2. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 2 corresponde a "Bulas, Breves, Relação dos encargos do morgado e das mais obrigações que tem pelos bens que se lhe adiram, títulos e foros do padroado da igreja de São Lourenço de Lisboa".
Scope and content
Estipula que pretendia ser sepultado na igreja de São Lourenço em Lisboa, onde era prior e reitor o seu irmão Estevão Migueis. A sua mulher Inês Rodrigues ficaria com o usufruto dos bens móveis e de raiz, depois de avaliados. O usufruto cessaria se voltasse a casar , ficando seu irmão como administrador dos bens ou quem que entretanto tivesse sido nomeado. Não poderia vender, doar ou permutar os bens herdados, a mesma condição aplicava-se a seu irmão. Estabelece, ainda, que o seu irmão deveria entregar os livros que possuia de Mestre João das Leis e da capela do Bispo D. Afonso Dinis, seu tio, a Afonso Anes, filho do Mestre João das Leis e que por sua vez o seu irmão deveria receber as escrituras e obrigações que sobre os ditos livros tivessem sido feitas. Deixava os seus restantes livros: próprios umas crimyntinas e um arcediago e os outros livros de repartições e outros livros da ordem davogaria à capela do Bispo Dom Afonso Dinis, com usufruto a favor de seu irmão enquanto fosse vivo. Inês Rodrigues, seria a sua testamenteira. Testamento é datado de 10 de Abril de 1391, er de César de 1429.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 4, n.º 13
Previous location
Cx. 4, n.º 11
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 4, n.º 12 e 14; Relação complementar: documento mencionado no elemento de informação "História custodial e arquivística": (PT-TT-VNC/A/1), mç. 2, n.º 18: "testamento de Gonçalo Miguéis que foi irmão de Estévão Miguéis, prior de São Lourenço que de seus bens fez morgado de nomeação, ano de 1429"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, Catálogo do cartório da casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 7, n.º 1, PT-TT-VNC/A/701), f. 50, "Lisboa, Testamento de Gonçalo Miguéis, n.º 131"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12, inventário das instituições "delas", do Morgado de Santa Ana, bens da Coroa e Morgado de Soalhães, (PT-TT-VNC/A/212), f. 2, mç 1, n.º 11 (687): "Gonçalo Miguéis em seu testamento deixou uma possessão à igreja de São Lourenço, porque o prior e raçoeiros de São Lourenço hajam por sua sepultura e por quatro aniversários que manda se lhe digam em cada ano na dita igreja por sua alma e de outros. Deixa a sua mulher Inês Rodrigues o usufruto de seus bens que serão inventariados e que não vivendo [---] morte haja seu irmão Estêvão Miguéis a administração ou quem ele nomear por sua morte e que os que sucederem mantenham na igreja de Lisboa um capelão ou meio capelão que cante por sua lama e de outros segundo comunalmente renderem cada ano ficando igualmente e aos outros provedores. Feito o testamento em 10 de Abril de 1429".
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.