Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Carta de sentença e execução apostólica dada por João de Deus, bacharel em cânones e prior da igreja da colegiada de Santa Maria da Misericórdia da vila de Ourém, e Álvaro Eanes, capelão régio, tesoureiro e cónego da igreja da colegiada de Santa Maria de Alcáçova da vila de Santarém, em que retiraram a Luís de Brito e a seus sucessores todos os encargos que Mestre Pedro, Lourenço Pires, Rui Nogueira e Maria Afonso imposeram em seu morgado

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/421
Title type
Formal
Date range
1498-05-22 Date is certain to 1498-05-22 Date is certain
Dimension and support
1 f.; perg.
Extents
1 Folhas
Custodial history
O documento estava dentro da capilha que está junto ao documento cx. 4, n.º 15; o número 50 atribuído ao documento corresponde ao número sequencial do antigo maço das Bulas.
Scope and content
Contém traslado de uma bula do papa Alexandre [VI], datada de 4 de Janeiro de 1497. Selo pendente em cera vermelha, com caixa em metal.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 4, n.º 21
Previous location
Cx. 4, n.º 12 f)
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 4, n.º 24; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2.º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contem todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando (sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819", mç. 2, n.º 19; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contém todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja", que se encontra digitalizado (PT-TT-VNC/A/2), f. f. 218, 3.º assento do fólio que corresponde ao 9.º assento sob o título "Bulas"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, Catálogo do cartório da casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 7, n.º 1, PT-TT-VNC/A/701), f. 44v, 45, "Bulas, sentenças de remissão de encargos, São Lourenço, n.º 9 "; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12, (Inventário dos documentos de instituições na casa nos mç.s delas], f. 4, mç. 1, n,. 19 (695): "Bulas duas e duas sentenças da redução de missas e encargos de Mestre Pedro e Lourenço Pires e Rui Nogueira e Maria Afonso ficando somente com o encargo de cinco missas quotidianas".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": sentença passada em Santarém.
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
30/03/2015 15:12:00
Record not reviewed.