Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula do papa Alexandre VI para que certos juizes retirem a Luís de Brito e a seus sucessores todos os encargos que Mestre Pedro, Lourenço Pires, Rui Nogueira e Maria Afonso imposeram em seu morgado de Santa Ana.

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/423
Title type
Formal
Date range
1497-12-21 Date is certain to 1497-12-21 Date is certain
Dimension and support
1 f.; perg.
Extents
1 Folhas
Custodial history
O documento estava dentro da capilha que está junto ao documento cx. 4, n.º 15; . número 50 atribuído ao documento corresponde ao número sequencial do antigo maço das Bulas.
Scope and content
Ficam, apenas, com a obrigação de mandar rezar cinco missas quotidianas, três em São Lourenço e duas em Santa Cruz. Selo pendente em chumbo do papa Alexandre VI.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 4, n.º 23
Previous location
Cx. 4, n.º 12 g)
Language of the material
Latim
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), mç.2, n.º 19; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contém todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja", que se encontra digitalizado (PT-TT-VNC/A/2), f. 218v, quarto assento do fólio, 14.º assento sob o título "Bulas"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12, inventário das instituições "delas", do Morgado de Santa Ana, bens da Coroa e Morgado de Soalhães, (PT-TT-VNC/A/212), f. 4, mç. 1, n.º 19 (695): "Bulas e duas sentenças da redução das missas e encargos de Mestre Pedro e Lourenço Pires e Rui Nogueira e Mestre Afonso, ficando só com o encargo de Adonso missas quatidianas"; n.º 696: "Bula porque o Papa comete ao vigário de Lisboa sobre os encargos que deixou Constança Afonso, mulher de Mestre João das Leis na capela de Santa Catarina em São Liurenço ano 1491 [à margem direira] falta a sentença da redução".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": Bula feita em Roma.
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.