Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Auto cível em que D. Tomás de Lima e Vasconcelos, Visconde de Vila Nova de Cerveira e administrador de uma capela instituída por Mestre Pedro, Lourenço Pires, Maria Afonso e Rui Nogueira, pede para que sejam reduzidas as três missas quotidianas a rezar na Igreja de São Lourenço por considerar excessivas as obrigações impostas

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/425
Title type
Formal
Descriptive dates
08/10/1499; 16/05/1731
Dimension and support
7 f.; papel; 1 f.; perg.
Extents
7 Folhas
Custodial history
O documento estava dentro da capilha que está junto ao documento cx. 4, n.º 15; o número 50 atribuído ao documento corresponde ao número sequencial do maço das Bulas que hoje já não existe; no documento refere-se o número 635 para o qual ainda não foi possível encontrar correspondência.
Scope and content
Este auto, que correu pela Câmara Patriarcal inclui uma declaração com o rendimento do morgado de Santa Ana. Não foi deferida a petição. Em anexo: Bula do papa Alexandre VI para que sejam diminuídos todos os encargos que mestre Pedro, Lourenço Pires, Rui Nogueira e Maria Afonso impuseram no referido morgado, ficando apenas o encargo de mandar rezar 5 missas quotidianas, 3 em São Lourenço e duas em Santa Cruz por alma de Maria Afonso. Dada em Roma. Selo pendente em chumbo do papa Alexandre VI.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 4, n.º 25
Previous location
Cx. 4, n.º 12 i)
Language of the material
Português e Latim
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), mç. 2, n.º 19; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contém todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja", que se encontra digitalizado (PT-TT-VNC/A/2), f. 217 § 3, corresponde ao 3º assento da folha e corresponde ao 3.º assento sob o título "Bulas".
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.