Available services

Carta de venda e arrematação de casas em Sintra feita por Lourenço Martins, escudeiro do Infante D. João, morador em Colares, em cumprimento do Alvará do Infante, a Afonso Eanes carniceiro

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/505
Title type
Formal
Date range
1394-02-11 Date is certain to 1394-02-11 Date is certain
Dimension and support
3 f.; perg.; papel
Extents
3 Folhas
Custodial history
Capilha: "Casas em Sintra", resumo do documento e informação Arrematação de umas casas em [...] a Afonso Anes carniceiro que foram de [...] trinta e três que trazia de foro [...] Foi no ano de 1432 a 11 de [...] , que [...] a carta de arrematação"; número atribuído ao documento: 333. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 10. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 10 corresponde aos "foros em Sintra e seu termo".
Scope and content
A acção prende-se com uma dívida de Martim Correia ao Infante D. João. O devedor não pagara a divida por não ter recebido o dinheiro que Bento Fernandes, rendeiro lhe devia pagar. Este era parceiro de Martim Eanes dito Porrinho Para o pagamento da dívida foram penhorados os bens deste, entre os quais se encontrava o foro de uma casa de Rui Nogueira, cavaleiro. O foro foi posto em pregão por Rodrigo Afonso pregoeiro do concelho de Sintra, tendo sido arrematado por Afonso Eanes carniceiro por 4000 reais brancos. Com o dinheiro foram feitos diversos pagamentos perante Gomes Martins, criado de João Álvares, tesoureiro do Infante D. Pedro. Escritura feita nas casas de morada do tabelião Afonso Eanes.

A escritura tem inserta o Alvará do Infante D. João a Lourenço Martins feito em Lisboa a 9 de Setembro de 1431. Tabelião de Sintra: Afonso Anes.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 5, n.º 5
Previous location
Cx. 5, n.º 5 a)
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contém todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja", que se encontra digitalizado (PT-TT-VNC/A/2), f. 110v, n.º 481.Este número corresponde ao 6.º assento sob o título "Sintra". Neste inventário de f. 110 a 121 vêm sumariados os documentos respeitantes a bens em Sintra; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, Catálogo do cartório da casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 7, n.º 1, (PT-TT-VNC/A/701), f. 16v, "Sintra, n.º 6"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Livro que contém o rendimento das fazendas das minhas casas e morgados a elas anexos", cx. 20, n.º 1 (PT-TT-VNC/B/2001), cx. 20, n.º 1, f. 27, n.º 10: rendimentos destes bens; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12, inventário das instituições "delas", do Morgado de Santa Ana, bens da Coroa e Morgado de Soalhães, (PT-TT-VNC/A/212), f. 11v, mç. 4, n.º 58 (743).
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": documento datado da era César de 1432; escritura feita em Reimonda, termo de Sintra.
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.