Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Doação e compromisso de Mestre João das Leis à capela de Mestre Pedro, de 2000 dobras de ouro, 1700 castelhanas e 300 portuguesas

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/542
Title type
Formal
Date range
1383-03-17 Date is certain to 1383-03-17 Date is certain
Dimension and support
1 f.; perg
Extents
1 Folhas
Custodial history
Tem junto cópia autenticada feita a 7 de Agosto de 1710; o documento original já se encontrava danificado em 1710 quando foi feita a cópia; no documento refere-se o número 8 para o qual ainda não foi possível encontrar correspondência.
Scope and content
A docação destina-se à compra de propriedades para a dita capela e juridicamente introduziu os encargos de manter 4 estudantes em estudo e 4 moços na capela e 8 velhos de tudo o necessário. Escritura feita pelo pelo tabelião de Lisboa, João Afonso de Coimbra.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 5, n.º 42
Previous location
Cx. 5 n.º 35
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), mç. 2, n.º 17; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contém todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja", que se encontra digitalizado (PT-TT-VNC/A/2), f. 7v, n.º 47; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, Catálogo do cartório da casa dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 7, n.º 1, (PT-TT-VNC/A/701), f. 18 "Lisboa, doação e compromisso, n.º 49 e 117 e 118"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12, inventário das instituições "delas", do Morgado de Santa Ana, bens da Coroa e Morgado de Soalhães, (PT-TT-VNC/A/212), f. 1, n.º 5 (682): "Mestre João das Leis, do conselho do rei foi sobrinho do Mestre Pedro o primeiro instituidor o qual João das Leis é filho de Lourenço Pires e este Lourenço Pires foi aquele a quem se deixou o usufruto dos dezasseis anos. Este Mestre João das Leis fez doação de duas mil dobras de ouro à dita capela de Mestre Pedro na igreja de São Lourenço atendendo aos muitos encargos da capela e a serem poucas as rendas para satisfazê-los e ordena que se aos pobres não chegar o que se lhes mandava dar pela mudança dos tempos se lhe acrescente coisa com que possam passar sem lazeira. Foi feita esta doação no ano de em 17 de Março de 1421

E quando se depositou este dinheiro se depositaram mais 250 dobras mouriscas que o Mestre João Coelhinho deixou para a capela de Mestre Pedro e para a capela do Bispo D. Afonso Dinis em 22 de Março de 1421".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": documento datado da era de César de 1421, feito em Lisboa.
Creation date
20/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.