Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Traslado do termo de posse dos bens da igreja de São Lourenço feita por Luís de Brito fidalgo da casa do rei, padroerio da dita igreja

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/545
Title type
Formal
Date range
1495-01-06 Date is certain to 1495-01-06 Date is certain
Dimension and support
6 f. (f. 11 a 14); papel
Extents
11 Álbuns
Custodial history
Capilha com resumo do documento. Tem junto cópia não autenticada do documento. Tem uma folha inical com cotas e última folha com resumo "Inquirição da posse que o morgado tem de apresentar os benefícios de São Lourenço"; número atribuído ao documento: 75. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 2. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 2 corresponde a "Bulas, Breves, Relação dos encargos do morgado e das mais obrigações que tem pelos bens que se lhe adiram, títulos e foros do padroado da igreja de São Lourenço de Lisboa"; no documento referem-se os números 7, 20 e 217 para os quais ainda não foi possível encontrar correspondência.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 5, n.º 45
Previous location
Cx. 5 n.º 37
Other finding aid
.
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2.º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contem todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), mç. 2, n.º 28; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 9 (PT-TT-VNC/A/209) "Relação de todos os papéis, instituições, mercês e títulos de fazendas e outras mais notícias que se acham no arquivo do excelentíssimo senhor D. Tomás de Lima, Visconde de Vila Nova de Cerveira", f. 12v, mç. 1, n.º 15: "um papel traslado autêntico por que Luís de Brito fez certo ser padroeiro da igreja de São Lourenço e seus antepassados e apresentar o priorado e rações".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": O traslado e o termo de posse foram feitas em Lisboa nas casas do bacharel em degredos, Jacome Fernandes, vigário do Cardeal Arcebispo de Lisboa.
Creation date
20/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.