Available services

Requerimento de D. Paula Padilha para que lhe seja renovado o prazo de umas casas situadas na travessa da Trabuqueta as quais possuia sua irmã D. Vicência Padilha Salazar e lhas deixou em testamento

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/D/605
Title type
Formal
Date range
1693 Date is certain to 1694 Date is certain
Dimension and support
6 f.; papel
Extents
6 Folhas
Custodial history
Capilha com resumo do documento. Tem o título "Casas na Trabuqueta"; A cota atribuída ao documento: Morgado de Santa Ana, mç. 11. O documento Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12 (PT-TT-VNC/A/212), inventário das instituições "delas", do Morgado de Santa Ana, bens da Coroa e Morgado de Soalhães, o maço 11 não está descrito na integra.
Scope and content
Contém o despacho do Visconde de Vila Nova de Cerveira que diz: "Constando ser falecida D. Barbara de Padilha, e pagando-se os foros decursos meu procurador faça prazo à suplicante em três vidas, com acrescentamento da terça parte, cuja escritura fará o tabelião Francisco Coelho Moniz , e dará o traslado para o meu arquivo dentro de 15 dias. Lisboa 24 de Agosto de 1693. Visconde". Contém ordem para se proceder a vistoria, datada de 4 de Junho de 1694. Tem junto um traslado autenticado da nomeação do prazo das ditas casas, feito por D. Paula Padilha Salazar a seu sobrinho Francisco de Padilha Pimentel, datado de 23 de Setembro de 1693.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 6, n.º 5
Previous location
cx 6, mç. 4, n.º 2, 4
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 6, n.º 6; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204): f. 2 v, n.º 118 - "casas no Beco de Vila Franca à Trabuqueta: estas casas tomou sua Majestade pra alargar o largo da Patriarcal e se pagou por parte do dito senhor ao enfiteuta o padre Luís de Padilha e ao senhor visconde se não lhe pagou o direito senhorio porque dando-se os títulos ao Torel este os deu ao Madeira e do Madeira passaram para João pedro onde procurando-se depois de sua morte se não acharam. Deve-se procurar para o morgado a importância do valor deste foro para o direito senhorio e na mão de Estêvão Pinto está o requerimento"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 25, n.º 54 (PT-TT-VNC/A/2554), "Morgado de Santa Ana", mç. 4: "casas na Trabuqueta Francisco de Padilha Pimentel - n.º - 118".
Creation date
25/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.