Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Testamento de Vasco Peres Farinha instituindo o morgado de Góis

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/VNC/D/1625
Title type
Formal
Date range
1290-06-05 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
2 f.; perg. e papel
Custodial history
Do documento fizeram-se três exemplares: um destinado ao Senhor de Góis, outro ao tesouro da Sé de Coimbra, outro ao tesouro de Santa Cruz de Coimbra.

No verso do documento está descrito como: "ordenação do morgado de Góis feita por Vasco Peres Farinha".

Tem junto um papel com o resumo do documento.
Scope and content
Contém a seguinte invocação: «Em nome de Deus e de Santa Maria sua Mãe e de toda a corte do céu Ámen».

Vasco Peres Farinha, filho de D. Afonso Peres Farinha, nomeou o filho, Gonçalo Vasques, e o filho legítimo mais velho deste, herdeiros de todos os seus bens móveis e de raiz, situados em Góis e seu termo, incluindo os bens herdados do pai, os bens já comprados ou que viesse a comprar. Gonçalo Vasques era filho de Marinha Peres, que fôra abadessa no mosteiro de Ferreira [de Aves?].

No caso de não haver herdeiro mais velho legítimo sucederia na posse dos bens, a filha mais velha legítima, o neto ou a neta mais velhos legítimos, ou o filho Álvaro Vasques e seus descendentes legítimos (filho de Marinha Peres), ou Maria Vasques, e seus descendentes legítimos (filha de Marinha Peres), ou Alda Vasques, sua filha, ou Estevão Vasques, ou Gonçalo Vasques, ou Estevão Martins Sardinha, Martim Martins Sardinha, Estevão Vinagre, Rui Preto, seus sobrinhos, de forma que o herdamento de Góis e seus termos ficasse sempre a uma só pessoa e nunca fosse partido ou sofresse qualquer forma de alheamento.

Foi autenticado por cinco tabeliães que nele colocaram seus sinais e que figuram como testemunhas da elaboração do documento: Pedro Aires, João Soares, Nicolau Domingues, Joane Mendes, Paio Pais.



Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 16, n.º 25
Previous location
cx 15, n.º 1; cx. 16, n.º 1; Mç. 2, n.º 26; 9.º
Physical characteristics and technical requirements
Em mau estado de conservação com prejuízo de texto
Other finding aid
Descrito na "Relação de todos os papéis, instituições, mercês e títulos de fazendas e outras mais notícias que se acham no arquivo do excelentíssimo senhor D. Tomás de Lima, Visconde de Vila Nova de Cerveira", item relativo ao mç. 2, n.º 26 intitulado: "Testamento de Vasco Peres Farinha. Fica neste n.º 26 o testamento de Vasco Peres Farinha em que instituíu morgado com muitas vocações que se podem ver e colher pela descendência da casa do Mestre Pedro e sucessores. Tem algum parentesco com esta família do dito. Feito a 1328". Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cópia em formato digital, PT-TT-VNC/A/209.
Alternative form available
Cópia em formato digital.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Casa de Sortelha e Senhorio de Góis, liv. 1, f. 58-63.

Relação complementar:

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo da Casa de Abrantes (PT-TT-ACA), n.º 162;

Publication notes
ROSA, Maria de Lurdes - O Morgadio em Portugal, sécs. XIV - XV: Modelos e práticas de comportamento linhagístico. Lisboa: Editorial Estampa, 1995. p. 55, nota 56. ISBN 972-33-1137-2.
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": o documento apresenta a seguinte data: «[...] feita foi [...] em Lisboa. Cinco dias andados de Junho. Era de mil e trezentos e vinte e oito anos» (Era de César).

Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo": Traslado da invocação do testamento:«Em nome de Deus e de Santa Maria sa madre e de toda a corte do céu Amen».
Creation date
11/02/2011 00:00:00
Last modification
01/04/2021 22:26:00
Record not reviewed.