Processos de correspondência recebida na 2ª repartição

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/MI-DGAPC/E/003
Title type
Formal
Descriptive dates
1935-1950; 1955;1960-1964;1966-1974
Scope and content
Processos com temáticas diversas decorrentes das atribuições da 2ª repartição. Podemos destacar os processos relativos ao código e divisão administrativa (delimitação de freguesias e concelhos), às comissões administrativas e conselhos (remodelações, exonerações e nomeações), a condecorações, louvores, naturalizações, ao pessoal dos Governos Civis, a queixas, sindicâncias e inquéritos, ao provimento e ao cadastro dos funcionários do Quadro Geral Administrativo, a baldios, bens próprios, foros e expropriações, a impostos e taxas, a bombeiros, à Repartição do Adicional, a queixas diversas.



Sistema de Organização: Os processos estão organizados por ordem alfabética de distrito (A a X) e abaixo deste de acordo com o código numérico do assunto constante do livro de registo. Existem ainda a categoria Z - assuntos de 'interesse geral' respeitantes a mais do que um distrito e ao Ultramar e a categoria Y (a partir de 1964) - assuntos da DGAPC.
Access restrictions
A consulta dos processos não é imediata, têm de ser sujeitos a tratamento arquivístico prévio
Notes
Estes processos estão descritos apenas ao nível do distrito, isto é, não foi feita uma catalogação individual que nos permita saber os que realmente existem. Assim, nesta fase o pedido de consulta pode revestir-se de duas formas: 1- referência concreta de um processo retirada do livro de registo, neste caso tem de ser sempre procurado o maço e o número de transferência (NT) respectivos nas listagens dos processos; 2 - pedido dos processos todos de um determinado distrito. Os processos relativos aos anos de 1942 e 1943 foram catalogados por Idalina Lucas e Isabel Silva no âmbito do estágio do 2º Curso de Técnicos Profissionais de Arquivo da BAD.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
25/09/2023 13:11:00