Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro de pesos, medidas e moedas da Índia

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRC-CEI/3/865
Title type
Atribuído
Date range
1554-12-15 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Goa
Dimension and support
1 liv. (272 x 202 mm); papel
Scope and content
Feito por ordem de António Nunes, contador da Casa Real, servindo de provedor dos Contos e Fazenda da Índia, por provisão do vice-rei D. Pedro Mascarenhas. Acabado de escrever por Francisco Caeiro.

Pela certidão feita por António Gonçalves e assinada por António Nunes, registada no fólio 36, é dito que o "Livro dos pesos medidas e moedas dos reinos cidades fortalezas e lugares destas partes" foi ordenado "assim e da maneira que em que cada um deles se usa e trata" o qual foi tirado de um livro dos pesos que andava na Casa, muito antigo, de contas de capitães, feitores e oficiais do Rei que se tomaram na "dita Casa", e de informações recebidas de pessoas que trataram e andaram pelos ditos lugares para mais certeza e lealdação dos pesos e moedas.

Inclui tabuada.
Physical location
Contos do Reino e Casa, Núcleo Antigo 865
Language of the material
Português
Type of container
Outro
Publication notes
FELNER, Rodrigo José de Lima - Subsidios para a historia da India portugueza publicados de ordem da classe de sciencias moraes, politicas e bellas-letras. Lisboa: Academia Real das Ciências de Lisboa, 1868. . 44. A publicação tem transcritos vários documentos da Torre do Tombo. I. O Livro dos Pesos, Medidas e Moedas / António Nunes. - II. O Tombo do Estado da India / Simão Botelho. - III. Lembranças das cousas da India em 1525. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca S.V. 925.
Notes
Termo lealdação: Dar ao manifesto (na alfândega); verificar, legalizar. De "lealdar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013. [Consult. 19 Set 2019]. Disponível em WWW:
Creation date
23/07/2009 00:00:00
Last modification
18/10/2022 11:59:11