Antero de Seabra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/AS
Title type
Atribuído
Date range
1883-07-08 Date is certain to 1938-12 Date is certain
Prominent dates
1918-1938
Dimension and support
1283 doc. fotográficos (negativos e positivos; vidro, película e papel; p/b, p/b colorizado e cor; 35 mm, 4,5x10,5 cm, 6x9 cm, 9x12 cm e 13x18 cm, entre outros formatos)
Biography or history
Antero Frederico Ferreira de Seabra, mais conhecido por Antero de Seabra, foi um destacado naturalista, publicista e académico, sendo considerado o mais célebre entomologista português da sua época. Em sua homenagem, ainda quando vivia, foram atribuídos nomes científicos, em âmbito internacional, a dois géneros de insetos hemípteros, "Seabrina" e "Seabranano (Seabranannus)".



Nascido em Lisboa a 20 de agosto de 1854, era filho de Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva (1821-1883), militar de carreira, e de sua segunda mulher, Rita Augusta da Silva (1836-1918). Era o mais novo dos seis filhos deste casal.



Na medida em que o seu pai foi também um dos fotógrafos pioneiros de Portugal, pressupõe-se que tenha influenciado o filho para que se dedicasse, de forma amadora, a esta atividade. O seu interesse pela fotografia está aliás patente na variedade e na qualidade daquilo que produziu e acumulou para formar o seu acervo.



Foi completar o curso de Ciências Naturais em França, onde também frequentou o Museu de Paris, a Sorbonne e a Escola Prática de Altos Estudos. De regresso a Portugal, dedicou-se ao estudo das faunas metropolitana e ultramarina no então Museu Nacional de Lisboa, sob a orientação de Barbosa du Bocage, chegando a Conservador da Secção Zoológica do citado Museu (Secção esta que passou a ser designada, a partir de 1905, por Museu Bocage).



No decorrer da sua vida profissional, a par da produção de uma considerável obra bibliográfica, ocupou postos relevantes, como o de assistente na Faculdade de Ciências de Lisboa; o de diretor do Aquário Vasco da Gama, no Dafundo (Oeiras); o de chefe da Secção Entomológica do Laboratório de Biologia Florestal; o de naturalista do Museu Zoológico e o de professor de Ciências Naturais, ambos na Universidade de Coimbra, onde se manteve até à reforma, recebendo inclusive o título de doutor “honoris causa” pela mesma Universidade.



Casou-se com Maria Augusta dos Santos Viegas, com quem teve seis filhos, dos quais apenas um não atingiu a idade adulta.



Antero de Seabra faleceu em Lisboa, a 15 de novembro de 1952.
Custodial history
Documentação adquirida mediante doação feita pelo Sr. Alberto António Diniz, em janeiro de 2008, à Direção-Geral de Arquivos – DGARQ. Segundo o que foi relatado numa carta anteriormente dirigida à DGARQ pelo Dr. Pedro Pinto, amigo do Sr. Diniz e principal incentivador da referida doação, estes documentos fotográficos estiveram na posse de uma descendente de Antero de Seabra.



Num relatório elaborado pela técnica Carla Freitas Lobo quando da incorporação no Arquivo Nacional Torre do Tombo do acervo em questão, ficou registado que parte dele encontrava-se dentro das caixas originais das empresas que fabricaram os negativos, tendo inclusive subsistido papéis a acompanhar alguns dos exemplares, com indicações manuscritas referentes a datas e temas fotografados.



Não obstante este facto, comprovou-se posteriormente ter havido consideráveis deslocações e misturas de matrizes entre as diversas caixas - que inclusive não dispunham de numeração alguma -, e até mesmo em uma delas, que trazia o nome de Francisco Afonso Chaves como remetente, fazendo supor que contivesse exemplares da produção deste fotógrafo açoriano, foi depois verificado que servia apenas de embalagem para uma miscelânea de imagens, captadas inclusive em Paris.



Esta situação, somada à circunstância de que os subsequentes trabalhos de limpeza dos documentos não retiveram a ordem antes prevalecente no interior dessas antigas embalagens, obstaram qualquer hipótese de recomposição da ordenação primitiva de todo o conjunto. De todo modo, fica indicado, no registo descritivo de cada documento fotográfico, em qual das caixas ele se encontrava quando da incorporação, segundo a numeração que entretanto se atribuiu a essas embalagens originais.



Os fatores acima referidos determinaram a opção pela estruturação ora vigente neste fundo, que, conforme é fundamental ressalvar, representa simplesmente uma proposta organizativa, de entre outras que lhe poderiam ser dadas. No que diz respeito aos critérios que determinaram a distinção de cada tema, eles estão abordados nos respetivos registos que encabeçam os diferentes níveis de descrição.



As legendas formais, além de existirem inscritas nuns poucos negativos ou em tantas provas, estavam também anotadas, como já se aludiu, em pedaços de papel dispersos no interior de algumas caixas, mas igualmente nas tampas. No que diz respeito à descrição dos documentos, decidiu-se, para evitar sobrecarregar o teor dos registos com minúcias, não acusar os casos em que as legendas constavam da própria fotografia, e ainda, quando tais indicações manuscritas existiam nas caixas, decidiu-se apenas referir que lá se encontravam, sem especificar se estavam colocadas de forma exterior ou interior a elas.



Tais legendas formais aparecem sob duas formas: as exclusivas, se foram destinadas a uma única imagem, e as coletivas, se concebidas para duas ou mais imagens. Neste último caso, é indicado o seu reaproveitamento para cada uma das imagens que elas abrangem, quer quando são reduzidas do plural para o singular, quer quando são utilizadas com a sinalização […], a indicar retirada de palavra ou trecho que não diz respeito à imagem descrita. Atualizou-se a ortografia e normalizou-se a pontuação; as abreviaturas foram desenvolvidas sempre que possível.



Relativamente à presença de documentos fotográficos duplicados e de cópias, convirá explicitar que o seu montante é bastante expressivo neste fundo, e embora não descritos nesta base de dados, ficam assinalados nos registos concernentes às matrizes ou às cópias das quais derivam ou com que se relacionam. Nos casos em que não exista negativo, mas só cópias, foi escolhida para a descrição a que apresentava as melhores condições de conservação. Em apenas três situações pontuais, de negativos mutilados mas com cópias íntegras, optou-se por descrever ambos os exemplares.
Scope and content
As imagens que compõem este arquivo fotográfico registam, primeiramente, variados aspetos das atividades científicas e administrativas em que Antero de Seabra se envolveu no seu percurso profissional, seja nalgumas vertentes da sua carreira e no consequente convívio com distintas áreas das Ciências Naturais, seja nas suas diversificadas viagens de trabalho e estudo. Por outro lado, abundam os testemunhos fotográficos da sua vida privada, desde retratos de família até aos flagrantes das viagens de lazer e do gozo de outros tempos livres, que também prosseguem com os seus filhos e familiares próximos.



Quanto à autoria das fotografias, importa ressalvar que, se se reconhece implicitamente, em grande parte delas, um determinado estilo de autor, aliado a certos temas recorrentes, nem tudo foi por ele produzido, sendo inclusive muito raras as fotos que assinou ou que assumiu explicitamente como da sua lavra. Nas descrições das séries que abrangem as imagens mais antigas, bem como nas que abarcam as mais recentes, são mencionados alguns indícios de outros possíveis autores desses documentos que hoje subsistem.



Como confirmação do interesse científico que caracterizava a personalidade de Antero de Seabra, a par da sua constante curiosidade pelos avanços técnicos da Fotografia, é de assinalar um importante conjunto de diapositivos estereoscópicos, em suporte de vidro e em diferentes formatos, que integra o presente acervo. O referido conjunto de estereocopias, que regista cenas tanto de âmbito profissional como particular, veio acompanhado por um par de óculos com armação metálica, da marca Vérascope.
Arrangement
A documentação está organizada por duas secções temáticas, cada qual com duas séries também temáticas, a saber: Atividades de âmbito científico e profissional (SC), Carreira e Ciências Naturais (SR), Viagens de trabalho e estudo (SR); Atividades de âmbito pessoal e familiar (SC), Retratos de família (SR), Viagens de lazer e outros tempos livres (SR).
Access restrictions
Comunicável, com exceção de documentação referente a aspetos pessoais, em que se aplica o estipulado no nº 2 do artº 17º da Lei Geral de Arquivos, Dec. Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro de 1993, salvo se houver autorização da(s) pessoa(s) a que respeitam os documentos ou desde que decorridos 50 anos sobre a data da sua morte, ou, não sendo esta data conhecida, decorridos 75 anos sobre a data dos documentos.
Language of the material
Português, inglês, francês, italiano e latim.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em atualização permanente.
Alternative form available
Encontram-se digitalizados todos os documentos fotográficos descritos neste fundo.
Notes
Nota ao elemento de informação “Título”: Optou-se sempre, no que diz respeito aos documentos simples não legendados de origem, por um título atribuído invariável (Documento fotográfico sem legenda original).



Nota ao elemento de informação “Âmbito e conteúdo”: As legendas originais, quando demasiado concisas, são eventualmente complementadas neste campo, que também é preenchido no caso de fotografias desprovidas de quaisquer identificações.



Nota ao elemento de informação “Dimensão e suporte”: As medidas em centímetros correspondem a lado menor x lado maior da fotografia, exclusivamente, não tendo sido considerados os eventuais suportes secundários (cartões, molduras etc.).



Nota ao elemento de informação “Características físicas e requisitos técnicos”: No que diz respeito ao diagnóstico geral do estado de conservação das fotografias, fica explicitada apenas a situação extrema de documento deteriorado.
Creation date
08/08/2011 09:47:19
Last modification
12/10/2012 11:15:07