Retratos de família

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/AS/B/001
Title type
Atribuído
Date range
1883-07-08 Date is certain to 1919 Date is certain
Dimension and support
70 doc. fotográficos (negativos e positivos; vidro e papel; p/b; 4,5x10,5 cm, 9x12 cm e 13x18 cm, entre outros formatos)
Scope and content
Imagens em que predominam os retratos, principiando com a reprodução de um raro “portrait” do pai de Antero de Seabra, cuja atividade militar (chegou a general de Brigada) não impediu que se dedicasse à Fotografia, figurando entre os precoces representantes desta prática em Portugal. O mencionado retrato não é um item exatamente inédito, pois foi publicado pelo menos uma vez, mas com muitos retoques, sendo agora apresentado numa imagem limpa e sem artifícios.



Seguem-se a isto algumas albuminas, cuja evidente antiguidade, aliada à clara temática familiar, permitem arriscar a hipótese de serem da autoria do fotógrafo pioneiro que se acaba de mencionar.



A série contém, igualmente, um conjunto de “cartes-de-visite”, nas mais recentes das quais figuram as irmãs e um irmão de Antero de Seabra. Como término dessa galeria, há a reprodução de uma fotografia de estúdio a retratar o próprio Antero e que chegou a ser publicada em 1907, o que facilitou a estimativa da data da sua feitura.



Existe também aqui, finalmente, um considerável número de fotografias de crianças, quase inteiramente anónimas, mas cujos exemplares datados do século XX possibilitam presumir que registam diferentes fases da infância e da primeira juventude dos filhos de Antero de Seabra.



Nos documentos fotográficos podem encontrar-se os seguintes conteúdos, entre outros:



Reprodução de um retrato de Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva, pai de Antero de Seabra; grupo masculino sentado num terreno rochoso, no campo; rapazes no campo, em baixo de árvores; claustro do mosteiro da Batalha; retrato de um rapaz / de um menino / de mulher / de Amando Artur Ferreira de Seabra (1869-1932), irmão de Antero de Seabra / de Hermínia Augusta Ferreira de Seabra (1860-?), irmã de Antero de Seabra / de Palmira Dulce Ferreira de Seabra (1862-?), irmã de Antero de Seabra; grupo familiar; Rita Augusta da Silva; mãe de Antero de Seabra; reprodução de um retrato de Antero de Seabra; ama, de pé, a segurar um bebé; mulher, sentada, a segurar um bebé; menina a caminhar junto da vedação de uma capoeira; amas sentadas num banco, com crianças ao colo; grupo familiar nas instalações do forte de Albarquel (Setúbal); filhas / filhos de Antero de Seabra; escadinhas, num recanto de jardim; colunatas, com vaso e estátua, num recanto de jardim; Maria Augusta dos Santos Viegas, mulher de Antero de Seabra; rapariga a segurar um bastão (tocha?) / a imitar tocadora de instrumento de corda / a tocar corneta; menino a segurar uma rede entomológica; menino e adulto, segurando redes entomológicas, no campo.
Creation date
25/08/2011 09:41:09
Last modification
02/02/2016 16:58:53