Dívidas ativas da Real Fazenda na Capitania da Baía

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/B-A/023
Title type
Formal
Date range
1802 Date is certain to 1805 Date is certain
Dimension and support
4 liv.; papel
Custodial history
Estes livros, bem como os demais documentos dos almoxarifes produzidos na Baía, e depois reunidos na Contadoria-geral da Junta da Administração e Arrecadação da Real Fazenda da capitania da Baía, onde eram vistos e examinados em conta corrente, juntamente com os demais documentos. Posteriormente seriam enviados para a Contadoria Geral em Lisboa. Este era o procedimento normal para controlo dos responsáveis pela arrecadação da fazenda. Esta documentação deu entrada nas instalações do antigo Mosteiro de São Bento e aí permaneceu até 1990, altura em que foi transferida para as actuais instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo na Alameda da Universidade em Lisboa.
Scope and content
Livros que serviram para neles serem feitos as relações das dívidas pretéritas até aos em questão. Estas dividas pretéritas remontam ao ínicio do século XVIII e relacionadas nos anos de 1802, 1803, 1804 e 1805.

Os livros encontram-se divididos em duas partes do lado da esquerda encontra-se a explicação da dívida (ocupação do devedor, montante, a que data é referente, entre outros dados que fundamentam a mesma dívida); do lado da direita encontra-se o nome do devedor ou fiador e o montante em dívida. Estes registo encontram-se relacionados e numerados sequencialmente. No último registo encontra-se a assinatura do escrivão da Junta da Fazenda da Baía.

Salente-se a extreita relação entre a Junta da Fazenda da Baía e o Erário Régio em Lisboa no controlo destas dívidas.
Creation date
03/09/2021 16:41:43
Last modification
03/11/2021 14:47:25