Arrecadação da Fazenda Real na Provedoria da Fazenda na Baía

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/B-A/001
Title type
Formal
Date range
1754-02-09 Date is certain to 1760-08-08 Date is certain
Dimension and support
2 liv.; papel
Custodial history
O primeiro livro foi feito em Lisboa, assinado e rubricado pelo conselheiro Fernando José Marques Bacalhau em 1751 e enviado para a Baía para a arrecadação da Fazenda na Provedoria da Fazenda, tendo sido reaproveitado na Baía pelo Tesoureiro-Geral dos Contos, José Nunes Martins em 1754, para nele ser feito o registo certificado da receita e despesa da consignação dos efeitos extravagantes. Já o segundo produzido e escriturado na Baía.

Estes livros, bem como os demais documentos dos almoxarifes produzidos na Baía, e depois reunidos na Contadoria-geral da Junta da Administração e Arrecadação da Real Fazenda da capitania da Baía, onde eram vistos e examinados em conta corrente, juntamente com os demais documentos eram posteriormente enviados para a Contadoria Geral em Lisboa. Este era o procedimento normal para controlo dos responsáveis pela arrecadação da fazenda. Esta documentação deu entrada nas instalações do antigo Mosteiro de São Bento e aí permaneceu até 1990, altura em que foi transferida para as actuais instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo na Alameda da Universidade em Lisboa.
Scope and content
Contém as receitas e despesas sob a responsabilidade do tesoureiro-geral da Fazenda na Baía, também designado de Tesouro da Baía.
Creation date
06/09/2021 11:43:30
Last modification
03/11/2021 14:47:19