Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Ajuste da conta de João Pinto Pereira, tesoureiro da Casa da Fundição de Jacobina

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/ER/B-A/002/0001
Title type
Atribuído
Date range
1754-10-29 Date is certain to 1756-09-13 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (146 f.); papel
Biography or history
Por ofício de 4 de maio de 1751 do conde de Atouguia, Luís Pedro Peregrino de Carvalho de Meneses e Ataíde, ao secretário de Estado, Diogo de Mendonça Corte Real, é referido que à nova lei que extinguiu o imposto da captação e restabeleceu o pagamento dos quintos, e a reabertura da Casa da Fundição na Vila de Jacobina, participando ter nomeado intendente desta casa, Luís de Távora Preto, e escrivães da receita, Domingos Ferreira Correia e João Plácido, e fundidor, João Francisco Lisboa. Comunicando também a nomeação de Álvaro Pereira Sodré e António Álvares de Araújo Soares para fiscais dos mineiros nos lugares da Cachoeira e Boqueirão, e de Simão Gomes Monteiro para o lugar de escrivão do intendente-geral dos quintos.

Por ofício de 19 de abril de 1752 o Conde de Atouguia participa ter sido nomeado o tesoureiro da Casa de Fundição de Jacobina, Eusébio de Proença e Silva.

Por ofício de 31 de março de 1753 o Conde de Atouguia informa que o provedor da Casa da Moeda se recusara a receber o ouro pertencente à Fazenda Real e proveniente da Casa de Fundição de Jacobina, desobedecendo as suas portarias e resoluções do Conselho de Fazenda, em que se ordenava que esse ouro, produto do imposto do quinto, ali fosse depositado, até ser enviado para o Reino.

Por oficio de 25 de junho de 1754 o conde de Atouguia, informa do compromisso das Câmaras para aceitarem o encabeçamento em quantia certa para o pagamento do imposto dos quintos das minas dos seus distritos e o rendimento da Casa de Fundição de Jacobina.
Scope and content
Capa: Livro 3º da Receita.

Termos de abertura e encerramento, bem como rubricas, da responsabilidade do Intendente-geral do Ouro, desembargador Venceslau Pereira da Silva para o tesoureiro da Casa da Fundição da vila de Santo António de Jacobina lance nele todas as cargas e parcelas recebidas do ouro dos reais quintos.

Inicia este livro com um termo no qual o intendente da Casa da Fundição da vila de Santo António de Jacobina, Luís de Távora Preto, confirma o cargo de tesoureiro desta casa João Pinto Pereira e finalidade deste livro, carregamentos e receitas da mesma forma como havia feito o seu antecessor Eusébio de Proença e Silva, destinando as primeiras 5 folhas para as cargas do ouro que recebeu do seu antecessor.

Nos registos contam a data (dia, mês e ano), local (Casa da Fundição da vila de Santo António), carregamento em receita ao tesoureiro da dita casa a quantidade de ouro que determinada pessoa entregara. Assinando cada registo com assinatura do tesoureiro e escrivão da receita e despesa.

Intendente da Casa de Fundição de Jacobina: Luís de Távora Preto.

Tesoureiro da Casa da Fundição de Jacobina: Eusébio de Proença e Silva.

Tesoureiro da Casa da Fundição de Jacobina: João Pinto Pereira.

Escrivão da receita e despesa: Domingos Ferreira Correia.
Physical location
Erário Régio, Capitania da Baía, liv. 196
Previous location
Erário Régio, Capitanias do Brasil, liv. 196
Language of the material
Português
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 2238
Creation date
30/09/2021 11:11:01
Last modification
08/10/2021 15:42:04