Available services

Relações e certidões das comedorias que portarias se mandaram dar aos oficiais e marinheiros franceses presos na Fortaleza do Barbalho

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/ER/B-A/002/0006
Title type
Atribuído
Date range
1797-01-20 Date is certain to 1797-03-01 Date is certain
Dimension and support
1 mç. (9 doc.); papel
Biography or history
À Junta da Fazenda Real da Capitania da Baía competia o controlo das contas e procedia, regularmente, à conferência dos movimentos processados sob a responsabilidade dos diferentes almoxarifes, tesoureiros ou recebedores de direitos reais. Para tal, os ditos recebedores estavam obrigados a enviar periodicamente para a Contadoria os vários documentos requeridos e obrigatórios (certidões dos rendimentos e despesas) para a dita conferência e, posteriormente, os próprios livros. Neste processo de verificações os contadores, na posse dos vários documentos e dos livros correspondentes, verificavam os registos dos livros de onde foram retiradas as ditas certidões, ou outras informações, acabando por deixar os ditos documentos no meio dos ditos livros.
Scope and content
Certidões das relações das comedorias ordenadas por portaria do general da Baía e que se encontram lançadas no livro 200. Livro que Plácido Rodrigues, almoxarife dos Armazéns Reais da Baía, utilizou para registar a receita (dinheiro que o próprio retirou do livro Caixa para fazer cobro às despesas constantes nas adições). Despesas com os franceses presos no forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo, ou simplesmente Forte do Barbalho.

Nestas relações encontram-se registados o nome dos presos e o montante gasto por semana.
Arrangement
Por razões de segurança e salvaguarda dos ditos documentos, foram retirados do interior dos livros.
Physical location
Erário Régio, Capitania da Baía, mç. 5, n.º 1 a 9
Language of the material
Português
Creation date
06/10/2021 15:49:18
Last modification
08/10/2021 15:42:04