Balanço geral da receita e despesa do almoxarifado da Fazenda Real do Pará no ano de 1770

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/B-D/003
Title type
Atribuído
Date range
1771-02-28 Date is certain to 1777-08-27 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Custodial history
Este livro, bem como os demais documentos dos almoxarifes, foram produzidos na provedoria da real fazenda da Capitania de Grão-Pará, e depois reunidos na Contadoria-geral da Junta da Administração e Arrecadação da Real Fazenda da capitania de Grão-Pará, onde eram vistos e examinados em conta corrente, juntamente com os demais documentos da receita e despesa, para apuramento dos totais anuais e por tempo de serviço. Posteriormente foi enviado para a Contadoria Geral, em Lisboa. Este era o procedimento normal para controlo dos responsáveis pela arrecadação da fazenda. Este o fato pode ser verificado logo no ínicio deste livro em que se encontrar registada a informação da data da carta do seu envio efetuado pela provedoria da Fazenda Real da Capitania do Pará para a Contadoria-Geral em Lisboa e em que livro de entrada se encontra registada. Este livro deu entrada nas instalações do antigo Mosteiro de São Bento e aí permaneceu até 1990, altura em que foi transferida para as atuais instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo na Alameda da Universidade em Lisboa.
Scope and content
Trata-se de um livro em forma de balanço geral da receita e despesa anual do almoxarifado em relação à fazenda real no ano de 1770 em que foram almoxarifes Bento Pires Machado e Francisco Pereira de Abreu.

Não sendo este livro como os oficiais, que obrigatoriamente teria que ter termos de abertura e encerramento, ser numerado e rubricado, é importante para a Contadoria-Geral do Reino uma vez que fornecem o balanço geral da receita e despesa na tesouraria-geral do Pará. Outra das características é o fato de logo no inicio encontrar-se registada a informação da data da carta do seu envio efetuado pela Junta da Fazenda Real da Capitania do Pará para a Contadoria-Geral em Lisboa e em que livro de entrada se encontra registada esta mesma entrada. Em cada título a que se refere o balanço geral da receita e despesa do almoxarifado da Fazenda real do Pará e almoxarife responsável; Cabendo ao almoxarife Bento Pires Machado um total de 25 adições e ao almoxarife Francisco Pereira de Abreu 21 adições. Em cada um destes títulos reserva-se parte dos fólios para a receita e outra para as despesas. A escrituração encontra-se organizada da seguinte forma: Encabeça a escrituração com o título do balanço e a que ano se refere; os fólios do lado esquerdo registam o número das adições (por ordem e em correspondência com as do fólio da direita) e explicação do que se recebera e sua proveniência; os fólios do lado direito, intitulados de receita ou despesa registam o número das adições (por ordem e em correspondência com as do fólio da esquerda), titulo despesa (eclesiásticas, militares, civis, provedoria, hospital, obra de Macapá, Capitania de Mato Grosso, charruas, nova vila de Mazagão, e etc.) e montante em numerário. Termina este livro com a assinatura do escrivão da Fazenda Real da Capitania do Pará, Cláudio António de Almeida.
Language of the material
Português
Creation date
02/11/2021 13:57:49
Last modification
02/11/2021 16:23:04