Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Nacional Torre do Tombo
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
ER
Casa dos Contos do Reino e Casa / Erário Régio
1627/1889
B
Contadoria geral da África Ocidental, do Maranhão e das comarcas do território da Relação da Baía
1784/1784
F
Capitania de Pernambuco
1738-05-12/1807-02-07
B
Repartição do Fisco Real
1765-08-01/1787-07-10
012
Relação das entregas do Fisco Real à tesouraria geral de Pernambuco das propriedades existentes
1771-01-20/1771-03-19
0001
Relação das entregas do Fisco Real à tesouraria geral de Pernambuco das propriedades existentes e arrematadas nos anos de 1769 e 1770
1771-01-20/1771-03-19
Relação das entregas do Fisco Real à tesouraria geral de Pernambuco das propriedades existentes
Description level
Series
Reference code
PT/TT/ER/B-F-B/012
Title type
Atribuído
Date range
1771-01-20
to
1771-03-19
Dimension and support
1 liv.; papel
Biography or history
Sentença de 12 de janeiro e ordem régia de 23 de agosto de 1759.
Custodial history
Este livro foi feito pela Junta da Administração e Arrecadação da Real Fazenda na vila de Santo António do Recife para posteriormente ser enviado para a Contadoria Geral em Lisboa, para aí ser visto e examinado e se produzir a certidão competente da sua conformidade. Daí que se encontre neste livro a nota da receção deste livro na Contadoria Geral em Lisboa. Este era o procedimento normal para controlo dos responsáveis pela arrecadação da fazenda. Esta documentação deu entrada nas instalações do antigo Mosteiro de São Bento e aí permaneceu até 1990, altura em que foi transferida para as atuais instalações do Arquivo Nacional da Torre do Tombo na Alameda da Universidade em Lisboa.
Scope and content
Tratam-se de traslado sob a forma de certidões autenticadas do que consta das relações apresentadas pelo escrivão do Fisco Real Francisco António de Brito, quer do sequestro feito aos bens dos Jesuítas em virtude da ordem régia de 23 de agosto de 1759 com a entrega que passou do Fisco Real para a Tesouraria Geral e existentes até 31 de dezembro de 1770, quer das existentes até 31 de dezembro de 1769 que foram arrematadas. A escrituração encontra-se organizada da seguinte forma: os fólios do lado esquerdo, intitulados de explicações, registam o número das adições (por ordem e em correspondência com as do fólio da direita) e descrição da propriedade, sua localização seus locatários ao longo dos tempos e aplicação do seu rendimento; os fólios do lado direito, registam o número das adições (por ordem e em correspondência com as do fólio da esquerda), identificando sumariamente o tipo de propriedade avaliada e/ou arrematada. Termina cada uma das certidões (propriedades avaliadas e propriedades arrematadas) com a assinatura de Bernardo Pereira de Vasconcelos, escrivão da receita e despesa da tesouraria geral de Pernambuco.
Creation date
25/02/2022 11:02:32
Last modification
10/03/2022 15:19:33
Add to my list
© 2008 - DGARQ - Direcção-Geral de Arquivos |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
|
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled